logo-branco.png

18 de junho de 2024

Na Alesc, Carmen fala sobre situação do Hospital Regional de Chapecó

HRO

Após reunião com a bancada do Oeste, a secretária de Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania), confirmou que o Estado vai se responsabilizar pela gestão do hospital por 12 meses, mas a administração segue com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Também foi contratada uma consultoria para ajudar na meta de redução de dívidas e na ampliação do atendimento.

Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO. Após visitas entre fevereiro e março, foi apresentado um diagnóstico neste mês à Secretaria de Estado da Saúde.

O próximo passo, agora, é fazer um planejamento que vai estabelecer, na prática, o que o hospital precisa fazer para melhorar a gestão e garantir a redução das despesas, além de ampliar a capacidade de atendimento e serviços.

A coordenadora da Bancada do Oeste, a deputada Luciane Carminatti (PT), saiu otimista da reunião.

Eu acredito que demos hoje um passo fundamental. Não é uma coisa imediata, nem de um dia ou dois. Mas agora estamos identificando os problemas e as possíveis saídas. Eu tenho certeza de que em curto, médio e longo prazo nós teremos uma outra condição de atendimento no hospital regional – afirma a parlamentar.

Os problemas com o Hospital Regional do Oeste vêm se acumulando ao longo de anos. A administração pede mais recursos, enquanto o Governo do Estado defende que os valores pagos já são suficientes. Enquanto isso, faltam médicos e serviços para garantir o atendimento de pacientes de 130 municípios da região.

Do ano passado para cá, a Bancada do Oeste tem sido mais incisiva na exigência que a Secretaria de Estado da Saúde apresentasse um resultado mais efetivo. Nós temos problemas acumulados, tanto do ponto de vista da fila de cirurgias quanto dos procedimentos. E a produtividade pode ser melhor no hospital – destaca.

Carminatti destaca que a Bancada do Oeste vai continuar dialogando com a consultoria, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e acompanhando as melhorias a serem implementadas.

Fazem parte os parlamentares Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Massocco (PL), Mauro de Nadal (MDB), Neodi Saretta (PT) e Padre Pedro (PT), além de Luciane Carminatti (PT), que assumiu a coordenação da bancada em fevereiro de 2024.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing