A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis anunciou mudanças no sistema de entrada na Ilha do Campeche.
A partir de agora, a solicitação de ingresso para visitação deve ser feita diretamente às associações responsáveis pelo transporte por telefone, que estão disponíveis no site oficial, ou presencialmente nos pontos de embarque.
Segundo a secretaria, a mudança tem o objetivo de evitar concorrência desleal entre as associações e melhorar o atendimento ao público durante a alta temporada e garantir o cumprimento da cota diária de visitação, que é de 800 pessoas, conforme acordo judicial.
O ingresso à ilha exige informações como nome do visitante e data da visita. A apresentação de um documento de identidade continua obrigatória, pois os ingressos são individuais e intransferíveis. O transporte comercial segue restrito a embarcações autorizadas.
O acesso, no entanto, também pode ser feito por meios próprios, como caiaques e embarcações particulares, desde que sejam respeitadas as regras de visitação. Nesses casos, o ingresso pode ser solicitado no site da prefeitura.
O novo sistema da prefeitura, que implantou a emissão dos vouchers, começou a valer em meados de janeiro. O ajuste feito agora pretende aperfeiçoar o modelo e será avaliado permanentemente para avaliação da necessidade de novas alterações até o final da temporada de verão.