A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) segue atuando de forma estratégica para fortalecer a infraestrutura científica e tecnológica de Santa Catarina. Um dos resultados mais recentes dessa atuação é o suporte prestado à aquisição da impressora 3D EXONE S-Max Pro, equipamento de ponta voltado à pesquisa aplicada em manufatura aditiva e processos de fundição.

A impressora foi adquirida com apoio direto da FEESC, responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto e da importação, além da condução de todos os trâmites legais e operacionais.
O equipamento, considerado um dos mais avançados do mercado, emprega a tecnologia de Binder Jetting para impressão 3D de moldes e machos de areia com alta precisão e geometrias complexas. Seu volume de construção de 1800 x 1000 x 700 mm oferece grande produtividade e é ideal para aplicações industriais e acadêmicas.
Atualmente, a impressora é utilizada no projeto DMA2F – Demonstrador do Processo de Manufatura Aditiva em Areia de Fundição para Geometrias Complexas, desenvolvido no Instituto SENAI de Inovação. O objetivo é ampliar as possibilidades técnicas da manufatura aditiva e avaliar sua viabilidade econômica com insumos nacionais.
“A impressora EXONE S-Max Pro tem nos permitido avanços significativos em linhas de pesquisa como fundição, engenharia de materiais e sustentabilidade. Já conseguimos, por exemplo, desenvolver peças com geometrias inovadoras, reduzir massa de componentes e simular fundição com alto grau de precisão”, explica Joel Ribeiro, gestor de projetos do SENAI/SC.
Ainda segundo Joel, o apoio da Fundação Stemmer foi essencial para a viabilização do projeto: “A FEESC desempenhou um papel fundamental para que esse equipamento chegasse até nós. Toda a gestão da importação e dos recursos foi feita com agilidade, segurança e profissionalismo. Isso nos deu tranquilidade para focar na parte técnica.”
A atuação da Fundação demonstra mais uma vez sua capacidade de viabilizar soluções complexas para o avanço da ciência e da inovação no estado, conectando pesquisadores, instituições e tecnologia de ponta para transformar o conhecimento em resultados concretos.