Inteligência artificial vai ajudar na análise do Plano Diretor de Florianópolis

Acaba de ser lançada em Florianópolis uma ferramenta de inteligência artificial que vai auxiliar os usuários na geração de análises sobre o Plano Diretor do município e na elaboração de projetos. O chatbot foi apresentado durante a 50ª convenção nacional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA-SC), encerrado neste sábado (22), em Jurerê Internacional.

A iniciativa foi um desejo do presidente da AsBEA-SC, arquiteto Ronaldo Martins, atento às inovações na área da construção civil e arquitetura. Ele fez contatos iniciais com a empresa responsável, a OSPA Place, depois contratada para o desenvolvimento da ferramenta. “A vontade de implementar uma inteligência artificial surgiu da necessidade de dar suporte à principal demanda dos arquitetos de Florianópolis, que enfrentam dificuldades de acesso a respostas rápidas da prefeitura e alta demanda de dúvidas e insegurança jurídica em nossos escritórios”, afirma Ronaldo.

“A complexidade do Plano Diretor de Florianópolis é notável, com 50% da ilha constituída por Áreas de Preservação Permanente (APP) e os outros 50% divididos entre áreas públicas urbanas e demais zoneamentos, alguns dos quais são passíveis de construção. O chat servirá como uma iniciativa para incorporar tecnologia nas análises, facilitando o dia a dia dos associados”, explica Allan Chierighini, coordenador do Grupo de Trabalho em Legislação da AsBEA-SC.

A ferramenta estará disponível inicialmente aos escritórios de arquitetura associados à AsBEA-SC, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de grande porte na cidade. Após ser testado pelos associados, a expectativa é que o Chat Plano Diretor Florianópolis esteja disponível para a comunidade em geral.

Desenvolvida com uma das inteligências artificiais mais avançadas do momento, o GPT-4 da OpenAI, a plataforma foi alimentada com a lei do Plano Diretor e seus 11 anexos, 19 documentos adicionais, três instruções normativas, 10 cartilhas e duas leis complementares. O chat oferecerá a análise lógica e racional dos entendimentos presentes na lei e nos textos que a regulamentam.

“Esse projeto vai ajudar a reduzir o tempo gasto em atividades operacionais e permitir que os arquitetos se concentrem no que fazem de melhor: criar projetos arquitetônicos inovadores e de qualidade”, afirma a arquiteta Flávia Tissot, diretora de operação da OSPA Place. Haverá também a oportunidade de utilizar análise legal de projetos por IA para corrigir inconsistências antes de submetê-los à prefeitura.
________________________________________________________________________________________________________________
Chatbot de IA vai ajudar arquitetos na análise da lei do planejamento urbano de Florianópolis. Foto: Allan Carvalho, divulgação, PMF

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.