Em meio ao prestigiado evento de posse de Luciane Ceretta como secretária estadual de Educação, na manhã desta segunda-feira, uma ausência chamou atenção. O presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, que tem domicílio eleitoral em Criciúma, não acompanhou a aclamação da reitora licenciada da Unesc.

Não foi pouca coisa que tirou Júlio Garcia de Florianópolis – e de Santa Catarina – na manhã desta segunda-feira. Ele participou de encontros que indicam a consolidação da relação com a cúpula nacional do PSD.
Na noite de domingo, ele participou de um jantar que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ofereceu ao governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele aproveitou a presença em São Paulo de diversos quadros do PSD para a filiação do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ao partido, que aconteceu nesta segunda-feira.
De Santa Catarina, estavam presentes Júlio Garcia, o prefeito Topázio Neto, o presidente estadual Eron Giordani e o ex-senador Jorge Bornhausen. Topázio voltou para Florianópolis a tempo de participar da posse de Luciane Ceretta.
O colunista Pedro Venceslau, da CNN Brasil, afirmou que Tarcísio fez um discurso no qual exaltou a “gratidão” ao partido, sem o qual não teria chegado ao governo, e disse que deve muito a três nomes do PSD: Cláudio Lembo, que morreu em março, Guilherme Afif e Jorge Bornhausen, ambos presentes no encontro.
Também estavam presentes os dois governadores recém-filiados à legenda, Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco), ambos ex-PSDB. Ao discursar, o prefeito carioca Eduardo Paes brincou: “Vem logo para o PSD, Tarcísio”.
Pré-candidato à reeleição em São Paulo, Tarcísio tem evitado apresentar-se como presidenciável e garante que apoiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou o nome indicado por ele em 2026. Seu nome foi citado, inclusive no jantar com os pessedistas, como um nome de consenso para a direita.
Júlio Garcia, Eron Giordani e Jorge Bornhausen permaneceram em São Paulo nesta segunda-feira para participar da posse de Paulo Hartung, durante a tarde. Também participaram de reuniões internas com a cúpula nacional pessedista.