A mobilidade em direção ao Norte da Ilha de Santa Catarina ganhou um reforço fundamental na manhã desta quinta-feira, 18. Às 6h, o governador Jorginho Mello e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, liberaram oficialmente o tráfego na terceira pista da SC-401. A entrega antecipada visa melhorar a mobilidade urbana durante a alta temporada de verão. O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper e o secretário adjunto, Ricardo Grando, também participaram da liberação.

Ação realizada às 6h desta quinta-feira pelo governador Jorginho Mello e pelo prefeito Topázio Neto marca a entrega parcial de uma das obras mais aguardadas de Florianópolis, integrante do programa – Foto: Divulgação/SECOMGovSC
A liberação ocorreu de forma simbólica e prática: governador e prefeito foram ao local e removeram pessoalmente os cones que bloqueavam o trecho. “Se tá pronto e tá seguro, vamos liberar. É isso que estamos fazendo agora e é o que faremos nas próximas etapas da obra também”, afirmou o governador Jorginho Mello, destacando a agilidade na entrega do trecho funcional para o cidadão.
A obra, que integra o programa Estrada Boa, é uma demanda de mais de 20 anos da Capital. O prefeito Topázio Neto ressaltou a importância da parceria entre as gestões. “Essa terceira pista é esperada pela cidade há muitos anos e vai ser muito importante agora, em especial na época de temporada”.

O governador reforçou o modelo de gestão colaborativa: “Parceria ganha-ganha: o cidadão vive na cidade e o Governo do Estado ajuda a cidade. Santa Catarina está avançando com o Estrada Boa do Oeste ao Litoral. Já chegamos a 84% das nossas rodovias estaduais em situação ótima e boa”.
Obra e investimentos
A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que, embora o trânsito esteja liberado na nova faixa, as obras de triplicação continuam. O cronograma segue adiantado, com cerca de 50% de conclusão total do projeto como um todo.
A obra completa prevê, além das pistas de rolamento, a construção de elevados, melhorias em calçadas e implementação de ciclovia. O prazo contratual para a conclusão total é o segundo semestre de 2026. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 73 milhões nesta intervenção.

Restrição de veículos pesados antecipada
Além da liberação da pista, a SIE e a Prefeitura decidiram antecipar a restrição de circulação de veículos pesados na SC-401 para garantir maior fluidez durante o verão. A medida entrou em vigor no dia 15 de dezembro, e vai até 22 de fevereiro de 2026.
Confira as regras da restrição:
* Veículos proibidos: Veículos pesados com PBT (Peso Bruto Total) acima de 23 toneladas.
* Exceções: Ônibus e micro-ônibus estão liberados.
* Trecho: Ponto crítico da rodovia (Morro do Monte Verde), do Km 19,1 ao Km 16,8.
* Sentido: Apenas no sentido Centro – Bairro.
* Horários de restrição: Das 9h às 13h e das 16h às 20h.






