O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira, 20, da posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, foi empossada presidente e o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo de Marco, tomou posse como vice.

Foto: Roberto Zacarias /SECOM
“Eu vim aqui para aplaudir, vim aqui para dizer que a Acafe é uma associação importante e teve e terá um papel fundamental na educação superior de Santa Catarina, pela qualidade dos seus quadros, pela articulação que ela pode fazer, e pelo o que ela tem feito no programa Universidade Gratuita. Então, vim aqui para dizer à professora Márcia e ao professor Ricardo que eu sou parceiro, como sempre fui, da Acafe”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A reitora Márcia Sardá Espíndola substitui a atual secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta. Também tomaram posse para a gestão 2025/2027, os membros dos conselhos deliberativo e fiscal da instituição.

“A Acafe é uma obra de construção coletiva. São muitas mãos que a constroem ao longo do tempo. Ela tem uma história construída no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. Sempre muito ao lado das políticas públicas, dentre as quais nós podemos citar, no momento atual, o Programa Universidade Gratuita. E essa construção foi feita junto com esses reitores, sobretudo a reitora Márcia, que agora assume a presidência da Acafe”, disse a secretária de Estado da Educação, Luciane Cerreta.
A cerimônia também contou com o lançamento do livro 50 Anos da Acafe, que narra a trajetória inspiradora da instituição e com a entrega de uma placa comemorativa, como símbolo de gratidão à parceria do Programa Universidade Gratuita ao governador, à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
“A relação com o Governo do Estado é ótima. O governador apresentou o projeto da Universidade Gratuita e, de fato, ele foi implantado e tem sido um programa muito importante de inclusão, mas principalmente da permanência do estudante. Aumentou nas nossas instituições uma média de 25% de estudantes”, ressaltou a nova presidente da Acafe, Márcia Sardá Espíndola.

A nova reitora ainda acrescentou a importância da Fapesc, com os editais de fomento à pesuisa nas universidades. “Temos uma ótima relação com a Fapesc, que tem aumentado consideravelmente os editais de fomento para equipar os laboratórios, para bolsas de pesquisa e pós-graduação. Então, de fato, tem sido um Governo extremamente parceiro com as nossas universidades comunitárias”, finalizou.
Acafe
A Acafe nasceu em 2 de maio de 1974, quando as Fundações Educacionais criadas pelos municípios se uniram com atribuições de planejar, articular e coordenar ações integradas entre elas.
Atualmente, o Sistema Acafe é composto por 14 instituições, presentes em mais de 50 cidades, reunindo mais de 140 mil estudantes matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.