logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Jovens, o voto difícil nas eleições 2024

Nas eleições de 2024, os partidos e candidatos enfrentam um desafio considerável: conquistar o voto de um nicho que representa uma parcela significativa do eleitorado em Santa Catarina, correspondente a 32%, segundo dados de janeiro de 2024 do repositório de estatísticas do TSE. Estamos falando do eleitorado jovem, composto por aqueles que terão entre 16 e 35 anos no momento das eleições.

Para os candidatos que almejam cargos públicos, a missão é reduzir o abismo entre o debate político nos municípios e a atenção desse público, que é o mais conectado nas redes sociais. Essa geração é a que se relaciona diariamente com o maior número de pessoas e exerce uma influência significativa sobre outros grupos.

Desde o aumento da presença da internet nas campanhas, a conquista do eleitorado jovem tem sido determinante para as vitórias eleitorais na América do Sul. No entanto, para atingir esse grupo, é necessário ir além de criar uma conta no TikTok. Embora as redes da Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) sejam os principais canais utilizados pelos jovens, o padrão de consumo de conteúdo, a distribuição algorítmica, interesses e círculos de amizade fazem com que pouco conteúdo político apareça em seus feeds, pois eles não têm interesse em buscá-lo por conta própria.

Furar essa barreira e estabelecer conexões reais com os jovens requer compreensão e autenticidade. Não basta parecer jovem nas redes sociais; é crucial compreender a maneira de pensar desse público. Muitas iniciativas falham nesse ponto, enquanto casos bem-sucedidos, como o do prefeito da capital, Topázio, demonstram a importância de gerar conexão sem perder a autenticidade, construindo conteúdo leve sem se preocupar em ser o “tiozão nas redes”.

Essa busca pela conexão com o público jovem nos leva a refletir sobre a intrincada relação entre meio e mensagem. Para esse grupo, o meio e a mensagem se confundem, e ao serem questionados sobre por que apoiam determinado político, muitos não conseguem explicar claramente. Apenas sabem que gostam, reconhecem a dedicação, a presença e o trabalho árduo, elementos que se tornam indissociáveis do político em questão.

Portanto, para conquistar o voto jovem nas eleições de 2024, é imperativo compreender as nuances desse eleitorado, ir além das aparências nas redes sociais e oferecer uma mensagem autêntica que ressoe com seus valores e perspectivas. Somente assim os candidatos poderão superar o desafio de conquistar o voto desses eleitores tão cruciais para o cenário político atual.

Bons exemplos de uso de redes sociais com resultados no público jovem em Santa Catarina para se inspirar:

Prefeitos:
https://www.instagram.com/topaziofloripa/
https://www.instagram.com/souadrianosilva/
https://www.instagram.com/araojosino/

Vereadores:
https://www.instagram.com/vereadorabiaalves/
https://www.instagram.com/manuvieirasc/
https://www.instagram.com/gimondardo/
https://www.instagram.com/cryslan/

Pré-candidatos:
https://www.instagram.com/oimonicaduarte/
https://www.instagram.com/pedraosilvestre.oficial/

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing