Juíza do TRE-SC, Luiza Portella estreia coluna sobre Direito Eleitoral no Portal Upiara

A advogada e juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Luiza Portella, passa a integrar o time de articulistas do Portal Upiara. Ela assinará uma coluna focada em Direito Eleitoral, com o objetivo de traduzir o ambiente jurídico para o público que acompanha a política catarinense.

Luiza Portella vai assinar a coluna Direito Eleitoral no Portal Upiara
Luiza Portella vai assinar a coluna Direito Eleitoral no Portal Upiara. Foto: Diórgenes Pandini.

Mestre em Direito pela UFPR e designada nesta semana como Ouvidora da Mulher do TRE-SC, Luiza possui forte atuação institucional, tendo presidido a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC. É autora do livro “Desinformação e democracia: um panorama jurídico eleitoral” e membra da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

Ao comentar a entrada para o time de colunistas, Luiza classifica a missão como um “desafio gigantesco”, especialmente na seleção dos temas. Ela afirma estar aberta a sugestões dos leitores sobre temas para abordar na coluna – ressaltando que não poderá, obviamente, abordar os casos em que participe como magistrada.

— Quero identificar assuntos que vão interessar as pessoas que acompanham a política, e não apenas aquelas que estão imersas no mundo jurídico eleitoral — explica.

Upiara Boschi, editor-chefe do site, ressalta que a presença de Luiza Portella no time de colunistas não é apenas um reforço, mas também a chegada de uma peça que faltava.

– O Portal Upiara busca trazer todas os ângulos da política e do fazer político. Da mesma forma que temos colunistas que tratam de marketing, de reputação, de posicionamento, é vital uma análise especializada dos limites impostos pela legislação eleitoral. A Luiza Portella sempre foi alguém em quem confiei muito para tirar as minhas próprias dúvidas sobre o tema e que agora vai poder exercer esse papel junto a todos os leitores do site – avalia Upiara.

Colunista quer “evitar o juridiquês”

Para a nova colunista, o objetivo central é romper a barreira da linguagem técnica, evitando o “juridiquês” para tornar o debate acessível.

— A ideia é a gente debater a democracia de forma crítica e consciente, passando por elementos jurídicos e judiciais. É trazer respostas a questionamentos dos leitores, explicando o que o TRE está fazendo e quais são as normas aplicáveis — afirma Luiza.

A proposta editorial busca conectar os temas dos tribunais com o cotidiano da cidadania, explicando o funcionamento das eleições e o que está em jogo em cada disputa, sem se limitar ao público especializado.

— É necessário sair do pedestal do Direito, da advocacia e da magistratura, e falar com as pessoas tentando esclarecer as coisas, e não simplesmente firmar uma posição de superioridade — destaca a jurista.

A chegada de Luiza Portella reforça o compromisso do Portal Upiara com a qualificação do debate público e a preparação para a cobertura das Eleições 2026.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit