Com a renúncia do deputado Delegado Egídio (PL), eleito prefeito de Blumenau, Junior Cardoso (PRD), ex-vice-prefeito de Camboriú, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na última sessão do ano, realizada nesta quarta-feira (18).
A posse ocorreu logo no início da sessão. Após prestar juramento, Junior Cardoso mencionou as palavras do rei Salomão sobre o tempo certo para tudo na vida, referindo-se à espera de dois anos para ingressar no Parlamento.
“É um momento especial da minha vida. Gratidão a Deus pelo privilégio de ingressar neste hall de homens e mulheres escolhidos pelos catarinenses”, discursou. O deputado agradeceu a família, amigos e colegas pastores pelo apoio e destacou seu compromisso em ouvir os diferentes clamores da população: “Estou chegando no tempo de Deus, com o objetivo de fazer a diferença para quem mais precisa”.
Além de Egídio, o deputado Soratto (PL) também renunciou para assumir como prefeito de Tubarão. Em sua despedida, declarou: “Encerro um ciclo e uma missão. Tive muito orgulho de estar ao lado de vocês, aprendi muito e saio desta Casa maior do que entrei.” Soratto agradeceu aos colegas e servidores pelo apoio durante seu mandato e afirmou que carrega lições importantes para sua nova função.
O deputado Massocco (PL), que assumirá como prefeito de Concórdia, também se despediu emocionado. “Quero agradecer a todos pela compreensão, desculpar-me se algum colega se sentiu prejudicado e sair da Casa como amigo de todos vocês”, disse, destacando que os aprendizados no Parlamento serão fundamentais para sua gestão no município do Alto Uruguai catarinense.
Após a ordem do dia, na última sessão do mandato, o presidente Mauro de Nadal foi amplamente elogiado pelos colegas deputados, que destacaram sua condução da Casa nos últimos dois anos.
“Quero parabenizá-lo de forma especial pela condução da Casa, um trabalho à altura do Parlamento e do estado. Aprendi muito com a sua liderança”, declarou Marquito.
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) também fez questão de exaltar o presidente: “Quero agradecer a sua tranquilidade e o compromisso democrático. Vossa excelência conduziu a Casa de forma exemplar, em meio a opiniões e posicionamentos tão diversos.”
Outros deputados, como Lucas Neves, Fabiano da Luz, Napoleão Bernardes, Jair Miotto, Paulinha, Lunelli, Sérgio Guimarães, Sergio Motta, Matheus Cadorin, Volnei Weber, Camilo Martins, Marcius Machado, Pepê Collaço, Soratto, Oscar Gutz, Sargento Lima e Massocco também prestaram suas homenagens, deixando o presidente emocionado com as palavras de reconhecimento e gratidão.