Jurerê tem pontos impróprios para banho, segundo relatório divulgado pelo IMA/SC

No segundo relatório de balneabilidade da temporada de verão 2025/2026, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Florianópolis está com 34,48% dos pontos impróprios para banho. Dos 87 pontos analisados pelo órgão ambiental, 30 estão inadequados para banho. Chama a atenção, por exemplo, que os dois pontos avaliados em Jurerê Internacional (em frente à Avenida dos Pampos e Avenida dos Salmões) estão impróprios e só dois dos quatros de Jurerê Tradicional estão liberados para mergulho dos banhistas. As informações são referentes ao período de 17 a 21 de novembro. Considerando todos os 238 pontos monitorados no litoral catarinense, o percentual de locais reprovados diminuiu: 26,05%.

SAÍDA
O arquiteto e urbanista Michel Mittmann deixou a prefeitura de Florianópolis, onde atuava desde 2017. Nos últimos anos, foi peça importante na definição das políticas públicas urbanas da capital catarinense, como a revisão do Plano Diretor e projetos como Calçada Certa, Ponte Viva e o binário da Avenida Edu Vieira. Ultimamente, ele vinha comandando a Secretaria Executivo de Projetos Estratégicos. Mittmann vai voltar a trabalhar na iniciativa privada. Pela “contribuição decisiva para a construção de uma cidade mais humana, acessível e planejada para as próximas gerações”, o vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, apresentou uma proposta para concessão do título de Cidadão Honorário ao agora ex-secretário.

PACOTÃO
O Executivo mandou para a Câmara de Vereadores um “pacote” para a área segurança pública. Uma das propostas, que atualiza o Plano de Cargos da Guarda Municipal, passa a exigir apenas ensino médio, e não mais superior, para entrar na corporação. Por outro lado, estabelece pelo menos oito anos de carreira e curso de graduação como requisito para promoção a cargos de de chefia. Outro PL é o que autoriza o uso de recursos da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) também para ampliação do videomonitoramento da cidade. Além disso, outro texto protocolado pela prefeitura cria o Fundo Municipal de Segurança Pública, o que permite captação de recursos do fundo nacional.

COQUEIROS
A Câmara de Florianópolis aprovou o projeto de lei, do vereador João Cobalchini (MDB), que denomina Engenheiro Hamilton Schaefer o Parque de Coqueiros, na região continental. “É uma vitória coletiva, de todos que acreditam na engenharia e na memória de Florianópolis, um gessto de memória, respeito e inspiração ao legado dele”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA/SC).

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing