Qualidade na prestação de informações e boa prática na transparência fiscal. Sob estes critérios de avaliação, o município de Lages foi premiado pelo Tesouro Nacional em solenidade realizada na capital federal, Brasília, nesta segunda-feira, no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na cerimônia de entrega estiveram presentes o secretário municipal da Fazenda, Evandro Frigo Pereira; diretora de Contabilidade do Município, Lunara Neto Souza, e as contadoras Karien da Silva e Danieli Scolaro.
O município de Lages conquistou o 1º lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Incentivando e Reconhecendo as Boas Práticas, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Lages foi classificada em 1º lugar na categoria Municípios com mais de 100 mil habitantes, exceto capitais, da modalidade Maior Evolução Regional – Sul, do III Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sincofi – 2025 – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Premiação pelo fortalecimento e responsabilidade com a gestão fiscal, demonstrando dados contábeis de forma fidedigna e consistente. Como pontuação, o município de Lages obteve um acréscimo de 44,22 p.p.
Em paralelo houve o recebimento do Certificado de congratulações do Tesouro Nacional, parabenizando os profissionais de contabilidade de Lages, representados na figura da contadora da Prefeitura, servidora pública, Lunara Neto Souza, pelo trabalho e empenho que resultaram na conquista do 1º lugar. Certificado assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Prêmio idealizado e realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda/Governo Federal e possui patrocínio do Banco do Brasil (BB), Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) – Grupo Banco Mundial.
A 3ª edição do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal foi criada para reconhecer os Estados e municípios evidenciados pelo envio de informações contábeis consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), estimulando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.
A avaliação para a concessão do Prêmio Qualidade da Informação 2025 foi efetuada com base na pontuação obtida no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, avaliadora da precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais encaminhadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados. Nesta análise, foram efetivadas cerca de 180 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.
Sobre o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
A premiação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal visa reconhecer e impulsionar os esforços dos profissionais contábeis dos entes federativos em aprimorar a qualidade das suas informações contábeis e fiscais, e promove motivação saudável e enaltece as boas práticas na gestão pública.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, uma publicação do Tesouro Nacional com o propósito de avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Faz a checagem de informações entre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, o Relatório de Gestão Fiscal, a Declaração de Contas Anual e a Matriz de Saldos Contábeis, com suas conhecidas siglas RREO, RGF, DCA e MSC, e classifica os entes da Federação em notas e percentuais, em nível municipal, estadual e entre capitais. O Tesouro Nacional iniciou a publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2019.
Quando surgiu, o Ranking contava com cerca de 30 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados por Estados e municípios. Desde então, o Tesouro Nacional tem revisado e implementado a cada ano novas verificações para ampliar a qualidade do registro fiscal, contábil e orçamentário. Atualmente, existem cerca de 180 verificações que são levadas em conta nesta análise.
Conhece o Siconfi?
Plataforma de gestão e controle das finanças públicas no Brasil, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), tem como principal função receber, processar e disponibilizar dados contábeis e fiscais norteados pelos entes federativos, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, para ampliação da transparência e consolidação das contas públicas brasileiras.