Florianópolis caminha para ampliar o acesso a métodos contraceptivos cirúrgicos na rede municipal de saúde. A prefeitura divulgou em seu Diário Oficial na última terça-feira (19), a intenção de oferecer cirurgias de laqueadura e vasectomia no MultiHospital, com uma previsão de em média seis meses para o início dos procedimentos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa diminuir as longas filas de espera e descentralizar um serviço que, no caso das laqueaduras, era de responsabilidade exclusiva da rede estadual.
A medida permitirá que a população da Grande Florianópolis também seja beneficiada com a expansão. Atualmente, a vasectomia já é realizada na Policlínica Continente, mas com a inclusão do novo hospital, a oferta de ambos os procedimentos será ampliada.

“Com o credenciamento do MultiHospital, conseguimos dar mais rapidez aos atendimentos, reduzindo o tempo de espera de quem aguarda por esses procedimentos. É um avanço importante para garantir o acesso pleno ao planejamento familiar”, afirmou o secretário de Saúde, Almir Gentil.
A previsão de início dos procedimentos de esterilização voluntária depende apenas da publicação oficial que habilita o Hospital Dia a realizar as cirurgias. A prefeitura reforça que os encaminhamentos continuarão sendo feitos pelos centros de saúde, a porta de entrada para a rede municipal.
A ação está alinhada com as mudanças da Lei nº 14.443/2022, que tornou a esterilização mais acessível. A legislação baixou a idade mínima para o procedimento de 25 para 21 anos, eliminou a exigência de consentimento do cônjuge e permitiu que mulheres façam a laqueadura logo após o parto por cesariana.