
A juíza Luciana Gottardi Trentini, da 1ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu o leilão do prédio que já abrigou a Escola Lauro Müller, em área de 2.307 metros quadrados na rua Marechal Guilherme, no centro de Florianópolis. O despacho foi em ação popular com pedido de tutela provisória de urgência protocolada pelo deputado estadual Marcos José de Abreu (PSol) e pela bancada do partido na Câmara de Vereadores da Capital. No processo, eles alegaram “manifesta ilegalidade e lesividade ao patrimônio público”. Sustentam ainda que o imóvel centenário “possui reconhecida relevância urbanística, educacional e cultural” e cotado, pelo próprio governo do Estado, para sediar o Arquivo Público de SC. A Procuradoria Geral do Estado informou à coluna que vai recorrer da decisão.
DESABAFO
Repercutiu esta semana o desabafo de um comerciante da rua Francisco Tolentino sobre mais um furto de fios de uma loja, que deixou um trecho da via sem luz e impediu a operação de vários estabelecimentos. De acordo com o presidente do Conselho de Segurança do Centro (Conseg), Aldonei de Brito, o episódio reflete “a realidade do centro, com moradores em situação de rua cometendo furtos, delitos e danificando patrimônio público e de terceiros”. Ele ainda afirma que muitos imóveis estão vazios por conta dessas ocorrências. “As forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal prendem e a Justiça solta e no dia seguinte estão cometendo o mesmo furto novamente”, lamenta Brito.

Vocês estão com a campanha “O que você tem a ver com finanças públicas. O que motivou a iniciativa e por quê todo mundo deve se interessar pelo assunto?
Iniciou primeiro pela nossa vivência, enquanto auditores estatuais de finanças públicas, na atividade exercida dentro da Secretaria de Fazenda. Ou seja, como em outras categorias de serviço público, acaba ficando nos bastidores. A relevância do trabalho não aparece. E por quê não? Porque as pessoas não entendem como funciona, não entendem de finanças públicas. E percebemos que as pessoas conversam em casa sobre finanças domésticas, mas não falam sobre finanças públicas. A ideia é plantar uma sementinha para que isso aconteça. Nos anos 2000, o Ministério Público de SC tinha a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, retomada agora pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto. Nossa campanha praticamente nasceu daquela iniciativa, só que não tratando de corrupção e sim de educação financeira na área pública. Para trazer essa consciência crítica do cidadão, porque na hora que vota ele precisa saber que está dando liberdade, um cheque em branco, para o mandatário trabalhar. Todos os investimentos – na rua, escola, hospital – têm a ver com finanças públicas. Os governos não fazem nada sem dinheiro. E o dinheiro vem do cidadão.
STROGNOFF SOLIDÁRIO
No próximo dia 27, às 20h30, o Lira Tênis Clube vai receber o 24° Festival do Strogonoff Maria de Lourdes Tancredo. O convite custa R$ 150 (bebidas à parte) e pode ser adquirido com as entidades que serão beneficiadas com a receita do evento. Telefones/WhatsApp: (48) 99963-0032 (Casa Lar Semente Viva), 99164-2443 (Associação Fraternidade Santo Ivo/Igreja São João Batista), 3228-0024 (Associação Lar Recanto do Carinho) e 99177-6720 (Fernanda Di Pietro).
CORREDORES
Duas corridas de rua vão alterar o trânsito em Florianópolis entre 6h e 10h de domingo (24). Por conta da Corrida da Engie, toda a extensão da Avenida Beira Mar Continental será exclusiva para os corredores. No Sul da ilha, a largada da Corrida do Avaí será no Estádio da Ressacada, seguindo pela Avenida Diomício Freitas, que estará compartilhada entre veículos e corredores. A corrida termina na Base Aérea.