Divulgada com com três dias de atraso por causa de um pedido de impugnação apresentado pela direção municipal do Republicanos, a pesquisa do instituto Data SC sobre a disputa eleitoral em Rio do Sul apresenta um impressionante equilíbrio na disputa. De acordo com o levantamento contratado pela TV Vale Europeu, os quatro candidatos estão em situação de empate técnico.
A avaliação leva em conta a margem de erro de cinco pontos percentuais para cima ou para baixo. Fica claro que nenhuma candidatura conseguiu, até agora, desgarrar dos adversários. O Data SC ouviu 594 entrevistados entre 10 e 15 de setembro. A pesquisa está registrada no TRE-SC: SC-02312/2024.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, a vantagem numerica é do ex-prefeito Jailson Lima (PSB), com 23,61%. Na sequência está Manoel Arisoli Pereira, o Maneca (PL), com 21,75%. Jaime Pasqualini (PP) tem 18,04%, enquanto Gerri Consoli (PSD) alcança 15,35%. Eleitores que pretendem votar em branco ou número somam 7,08. O indecisos são 14,17%.
O proximidade entre as candidaturas e o percentual de indecisos aponta para um cenário ainda imprevisível. Na pesquisa espontanêa, que antecede a estimulada e não apresenta ao eleitor pesquisado o nome dos candidatos, os indecisos chegam a 35,75%. A ordem dos candidatos na preferência dos eleitores não se alterna, mas os percentuais são menores: Jailson (20,7%), Maneca (17,71%), Pasqualini (15,18%) e Gerri Consoli (10,96%). Os quatro candidatos também estão em empate técnico nessa modalidade da pesquisa.
No quesito rejeição, o empate técnico quáduplo se desfaz. Líder número na intenção de votos, Jailson Lima aparece bem à frente dos demais candidatos, com 28,33% de rejeição em Rio do Sul. Em segundo lugar, Gerri Consoli (PSD) tem 15,35% contra 10,62% de Jaime Pasqualini (PP) – estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Por fim, Maneca tem 9,27% de rejeição, o que o coloca em empate tecnico com Pasqualini.
Embora a rejeição a Jailson seja mais alta, nenhum dos candidatos apresenta um nível de rejeição que comprometa o desempenho eleitoral.
Juiz eleitoral liberou pesquisa em Rio do Sul após explicações do Data SC
A pesquisa Data SC foi impugnada a pedido da direção municipal do Republicanos, que integra a coligação de Gerri Consoli. Foi questionada a metodologia do instituto – especialmente em relação à proporção de entrevistados por bairro e perfil socioeconômico dos eleitores pesquisados. O pedido foi concedido inicialmente pelo juiz eleitoral Geomir Roland Paul, que pediu explicações ao Data SC. O magistrado liberou a autorização nesta sexta-feira, após as explicações técnicas apresentadas pelo instituto.
Logo, a metodologia empregada demonstrou-se correta enão tem o condão de levar o eleitor a qualquer erro dedesempenho, razão pela qual a pesquisa merece ser divulgada – disse o juiz eleitoral em sua decisão, após analisar as explicações do Data SC.