Um encontro histórico, reunindo lideranças políticas dos municípios de Bombinhas e de Porto Belo, na manhã desta segunda-feira no Porto Belo Golf Resort, resultou em mais um passo concreto para a melhoria da mobilidade urbana e, consequentemente, da qualidade de vida para os moradores e turistas que visitam a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Com a presença da deputada estadual Paulinha (Podemos), do secretário estadual do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein (MDB), dos prefeitos de Bombinhas, Alexandre da Silva (PSD), e Porto Belo, Joel Lucinda (MDB), e representantes da empresa All Wert, foi apresentado o projeto da Estrada Parque, ligando Bombinhas e Porto Belo.
O projeto da Estrada Parque, também conhecida como Acesso Alternativo a Bombinhas, visa a pavimentação da antiga estrada do Morro da Antena, via que liga os municípios de Porto Belo e Bombinhas. A estrada foi reaberta pela prefeitura de Bombinhas, sob a liderança do ex-prefeito Paulinho (PSD), em 2024, com o objetivo de melhorar o acesso e a mobilidade entre as duas cidades, especialmente em períodos de alta temporada, quando o trânsito na região costuma ser intenso e atrai mais de um milhão de pessoas para a região. Já o projeto executivo está sendo executado pela empresa Wert, em razão de recursos provenientes da lei de outorga de Porto Belo, o que dará agilidade ao processo de execução. A reunião contou ainda com a presença dos vice-prefeitos Tonho e Ailton, e vereadores de ambas as cidades.
O segundo acesso é uma antiga reivindicação da região. A reunião desta segunda-feira foi avaliada como um passo importante para a sua concretização. A obra é considerada crucial para desafogar o trânsito, especialmente durante a alta temporada, quando os congestionamentos costumam ser extensos. Além da pavimentação do Morro da Antena, o projeto inclui cuidados especiais com a fauna e flora, e ainda a edificação de uma ciclofaixa e passeio alternativos, privilegiando o meio ambiente, com a menor intervenção possível.
Para a deputada Paulinha, o dia de hoje é histórico.
– Lutamos pela mobilidade regional desde 2013, quando eu e o Paulinho (vice-prefeito na época) assumimos a prefeitura. Tivemos avanços importantes, como a pavimentação do Morro de Zimbros no governo passado. A obra do Morro da Antena é mais um passo estratégico para obtermos o segundo acesso em definitivo – afirmou.
Para a parlamentar, a reunião desta segunda-feira significou mais um passo fundamental para a edificação desse projeto.
– Agora vamos buscar recursos junto ao governo do Estado, juntamente com todas as lideranças políticas e empresariais verdadeiramente unidas”. afirmou.
Um clima de celebração e de união entre antigos adversários foi destaque durante o encontro. Para o secretário Emerson Stein, essa obra não é apenas de Porto Belo ou de Bombinhas.
– É uma obra de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. Esse acesso vai facilitar muito a vida de todos. Todo mundo vai ganhar com isso – afirmou.