Luciane Carminatti apresenta demandas ao Ministério da Saúde e garante apoio para Chapecó

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) esteve em Brasília em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e obteve o compromisso do governo federal de apoiar as principais reivindicações para a saúde pública de Chapecó, especialmente para o Hospital Regional do Oeste (HRO).

Entre as demandas apresentadas estão a compra de um acelerador linear para tratamento oncológico, o credenciamento de serviços de cardiologia e a ampliação de leitos de UTI adulto e pediátrica no HRO. Esses avanços visam fortalecer o atendimento médico de alta e média complexidade para pacientes de aproximadamente 100 municípios da região.

Luciane tem se destacado na luta por melhores serviços de saúde. Como coordenadora da Bancada do Oeste em 2024, conquistou a aquisição de um novo aparelho de ressonância magnética para o HRO. Um investimento de quase R$ 5 milhões.

A parlamentar, que já havia destinado recursos para a compra do primeiro tomógrafo para o Hospital da Criança de Chapecó, passou o último ano cobrando ação da Secretaria de Estado da Saúde para instalação do aparelho, que está parado desde 2021.

Luciane também é parceira do município na construção da Clínica da Mulher e da Criança, onde destinou recursos via emenda parlamentar para acelerar as obras.

Além destas ações, Luciane tem trabalhado para a implantação do Hospital Universitário de Chapecó, com previsão de investimento de R$ 300 milhões só para o projeto. Com essa nova estrutura, será possível ampliar de forma definitiva a oferta de atendimento especializado, ensino e pesquisa em saúde para toda a região.

A deputada também liderou a abertura do curso de Medicina para a Universidade Federal Fronteira Sul, em Chapecó, que todos os anos abre 40 vagas para a formação de novos profissionais. Destas, 90% são exclusivas para estudantes vindos de escolas públicas.

“Com este compromisso do governo federal e com a união de esforços regionais, damos um passo decisivo para assegurar saúde digna, acesso a exames e tratamentos de qualidade, e reduzir distâncias que hoje separam pacientes de atendimento adequado”, afirmou.

A parlamentar garantiu que acompanhará de perto cada etapa do processo e continuará mobilizando os órgãos competentes para que os investimentos saiam do papel e se transformem em atendimento real e estruturado para as pessoas do Oeste catarinense.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit