Pré-candidatos a prefeito marcaram presença na solenidade realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira para lançamento de 100 novos Institutos Federais – três deles em Santa Catarina. Assim, duas apostas do PT nas eleições catarinenses conseguiram uma imagem e o aval de presidente Lula (PT) para suas empreitadas: Lela, de Florianópolis, e Arlindo Rocha, de Criciúma.
Vereador na Capital por dois mandatos, pelo PDT, Vanderlei Farias, o Lela, está filiado ao PT desde o início do ano passado e foi definido como pré-candidato a prefeito do partido em outubro. Ele levou uma camiseta “I Love Tainha” para o presidente, que posou para fotos com o presente junto com a comitiva catarinense e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
No encontro eles falaram sobre a conjuntura política de Santa Catarina e a polarização em Florianópolis. Lula pediu empenho de Lela na defesa do governo e de todas as políticas públicas que estão sendo construídas e implantadas pelo governo federal.
Ao final, Lela agradeceu pelos investimentos do PAC na cidade e aproveitou para convidar o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, para que participem do início da safra da tainha, tão tradicional em Florianópolis. Lula disse avaliará o convite.
O encontro também definiu a filiação ao PT do advogado e ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, ex-PSDB. Ele é o pré-candidato do partido à prefeitura de Criciúma.
Embora Alckmin estivesse na foto, o PSB declarou apoio em Florianópolis à pré-candidatura do deputado estadual Marquito (PSOL). O mesmo acontece em Cricíuma, onde o partido orbita o grupo político liderado pelo prefeito Clesio Salvaro, que apoia a pré-candidatura de Arleu da Silveira (PSD).
Foto – Lula ganha camiseta de presente de Lela, enquanto Arlindo faz o L. Ao lado de Geraldo Alckmin, o vice-presidente do PT-SC, Vitor Silveira, pré-candidato a vereador em Florianópolis. Foto: Divulgação.