Lula reconduz relator do caso Seif para mais dois anos no TSE

O presidente Lula (PT) oficializou no último dia 10 de recondução do jurista Floriano de Azevedo Marques para um novo mandato de dois anos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ligado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Marques é relator da ação que pode levar à cassação do senador catarinense Jorge Seif (PL-SC), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O processo de Seif, que apura abuso de poder econômico na campanha de 2022, foi julgado improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas a decisão foi contestada e subiu para o TSE. O julgamento chegou a ser iniciado, mas acabou suspenso pela sugestão do relator de que fosse aberto prazo para produção de provas sobre o suposto uso de aeronaves empresariais durante a campanha eleitoral.

O caso está pronto para voltar à pauta, mas precisava de um desfecho sobre a continuidade de Floriano Marques no TSE ou uma troca de relatoria. Marques integrava a lista tríplice na qual também estava André Ramos Tavares, que também buscava recondução como ministro titular.

Com isso, o futuro do senador catarinense continua nas mãos de Marques. Seu relatório e voto serão decisivos para o desfecho do caso, que se arrasta e gera enorme expectativa em Brasília e em Santa Catarina. A escolha de Lula por sua permanência é um claro aceno aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que veem no jurista um perfil técnico e firme para conduzir os trabalhos da Justiça Eleitoral.

Para o Palácio do Planalto e seus aliados, a recondução é uma garantia de que o relator de um caso tão sensível à oposição estará alinhado à atual jurisprudência do TSE.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit