Marcilei Vignatti planeja crescimento da Uvesc em 2024

Primeira mulher a comandar a Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Marcilei Vignatti (PSB), encerrou o ano de 2023 com crescimento de quase 20% no número de câmaras municipais filiadas à instituição e uma ampla mobilização de vereadores e servidores em eventos, capacitações e pautas de interesse dos municípios catarinenses. O grande desafio da presidente, em 2024, é o fortalecimento da Uvesc no cenário político e técnico, promovendo o protagonismo dos quase 3 mil vereadores do estado. Para colocar a instituição na vitrine, Marcilei planeja um ano de ampla mobilização. “Já temos uma agenda de trabalho com quatro grandes seminários, a partir de março”, destaca.

Em ano eleitoral, a Uvesc também prevê uma agenda específica, para discutir planos de governo e propostas para os municípios, buscando orientar os vereadores com foco nas ações que fortaleçam o trabalho junto às cidades e comunidades. 

Marcilei Vignatti é vereadora de Chapecó, e foi eleita presidente da Uvesc em março de 2023, sendo a primeira mulher a presidir a instituição em seus 50 anos de história. Com foco no crescimento da entidade, Marcilei promoveu uma ampla campanha de filiações, eventos e reestruturação. A Uvesc é uma entidade representativa e tem a missão de conectar o legislativo municipal promovendo o debate das pautas de interesse comum e o protagonismo do vereador, que é o agente político mais próximo do cidadão.

Agenda – Ainda em fevereiro, a diretoria executiva da Uvesc definirá as pautas prioritárias de 2014 e a programação das agendas macro. No calendário pré-definido, Marcilei destaca o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, previsto para 12, 13, 14 e 15 de março; o Seminário Estadual de Contadores e Controladores Internos, no mês de maio; o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais, em agosto; e o Congresso Nacional de Vereadores e Servidores, em novembro.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.