logo-branco.png

8 de setembro de 2024

Com boletins diários, Mario Motta vai à Coreia do Sul para pesquisar tecnologias para SC

Primeira missão internacional do deputado estadual Mario Motta (PSD) busca ideias que ajudaram Coreia do Sul a desenvolver IDH

Nesta segunda-feira, o deputado estadual Mário Motta (PSD) iniciou uma série de agendas na Coreia do Sul, durante a primeira missão internacional em comitiva pluripartidária do mandato do parlamentar. A ida tem por finalidade a absorção de ideias daquele país que sejam aplicáveis em Santa Catarina.

Segundo o deputado, há décadas, a Coreia do Sul apresentava Índices de Desenvolvimento Humano e de Educação similares aos de Santa Catarina. No entanto, devido ao que o parlamentar cita como políticas educacionais consistentes, o país “se transformou em um verdadeiro polo tecnológico e exemplo de nação desenvolvida”. A comitiva cumpre uma extensa agenda que inclui visitas a escolas, secretarias de educação, universidades e empresas.

A programação começou na segunda-feira, 20 de maio, com reunião na Embaixada do Brasil em Seul e participação na Assembleia Nacional da República da Coreia. Nos dias seguintes, os parlamentares visitam a LG Headquarter para encontro sobre a instalação da fábrica no município de Garuva, em Santa Catarina, e a Korean Vacational College of International & Technology.

A agenda inclui ainda visitas a escolas públicas, ao Ministério da Justiça, à Samsung Biologics, maior fabricante do mundo no setor biofarmacêutico em um único lugar, à Korea University Anan Hospital, que implementou o sistema de saúde público multiespecializado, considerado um modelo perfeito da medicina do século XXI, à startup Edtech TIIID que utiliza inteligência artificial (IA) para tornar o aprendizado mais eficiente e à Polícia Metropolitana para conhecer os sistemas que garantem a segurança do país.

O deputado, durante a viagem, apresenta boletins informativos diários contando as tecnologias, sistemas e modelos coreanos que poderiam ser replicados em Santa Catarina.

Após participar da Assembleia Geral da União dos Parlamentares da América do Sul e do Mercosul (UPM), realizada em Mendoza, na Argentina, conhecida como a Cidade das Árvores, o deputado Mário Motta desenvolveu um projeto que tem por finalidade a criação de comitê de apoio interinstitucional para auxiliar as cidades catarinenses na elaboração de planos municipais de arborização urbana.

O Plano Mendoza, como é chamado pelo gabinete, foi apresentado na última segunda-feira, 13 de maio, à equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae).

Além de ser uma prestação de contas, no boletim informativo pretendemos divulgar o que estamos absorvendo, os modelos que estamos conhecendo e como podemos implementar de algum modo estas ideias transformadoras para melhorar ainda mais o nosso querido estado de Santa Catarina – destaca o deputado Mário Motta.
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing