MDB exibe força da militância e arranca promessa de Jorginho: “vamos estar juntos no ano que vem”

Se o MDB de Santa Catarina queria impressionar o governador Jorginho Mello (PL), o objetivo foi atingido neste sábado, em Balneário Camboriú. O partido realizou o que classificou como “o maior evento político de Santa Catarina” e reuniu mais de seis mil pessoas no Expocentro. Impressionado com a animação dos presentes , o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, foi além e afirmou ter sido “o maior encontro do MDB do país”.

Baleia Rossi, Jorginho Mello, Mauro de Nadal e Carlos Chiodini no palco do MDB. Foto: Ana Schoeller.
Baleia Rossi, Jorginho Mello, Mauro de Nadal e Carlos Chiodini no palco do MDB. Foto: Ana Schoeller.

Em busca da confirmação da vaga de vice-governador na chapa de Jorginho Mello em 2026, os emedebistas mostraram o que tem de melhor: uma base barulhenta. Sem Lula, sem Bolsonaro, sem o governo estadual e sem a prefeitura da cidade anfitriã, a base do partido lotou o estádio – alusão à temática do encontro, que trouxe as lideranças do partido vestindo um uniforme inspirada nas camisetas do Manda Brasa nos anos 1970.

As cerca de 6 mil pessoas deram um sinal claro de que mesmo desgastado pelos resultados de 2018 e 2022, o MDB mantém história, militância ativa e base eleitoral. E o recado tinha destinatário certo: o governador Jorginho Mello, que prestigiou o encontro.

Do governador, elas ouviram o que queriam. Jorginho Mello garantiu em seu discurso que o MDB estará na chapa majoritária. “E quero dizer para vocês: no ano que vem, vamos estar juntos”, celebrou o governador. Ele reforçou que o MDB foi fundamental na sua eleição ao Senado Federal e tem sido um grande parceiro tanto na gestão estadual quanto nas bancadas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Câmara Federal.

– E quero dizer para vocês: no ano que vem, vamos estar juntos. Com o Manda Brasa, teremos uma grande vitória. Viva o MDB!”, celebrou o governador.

Jorginho diz que definições serão em 2026, Chiodini se apresenta para vaga

Chiodini disse que o MDB trabalha para ser vice de Jorginho e que está à disposição para a vaga. Foto: Divulgação.
Chiodini disse que o MDB trabalha para ser vice de Jorginho e que está à disposição para a vaga. Foto: Divulgação.

Apesar da garantia, houve uma nuance importante. Desta vez, Jorginho não foi tão enfático quanto em evento anterior, em Tubarão, quando teria dito que a vaga de vice-governador seria do MDB. Ao falar em “majoritária”, ele assegura a aliança, mas mantém um leve espaço de manobra sobre qual será o espaço (vice ou Senado).

Ao final do evento, perguntei a Jorginho se seu futuro vice estava no palco lotado de lideranças emedebistas – incluindo o presidente estadual Carlos Chiodini, deputado federal licenciado e secretário estadual de Agricultura. O governador despistou:

– O governo bem, a gente vai escolher toda a majoritária até o ano que vem – disse Jorginho.

Sobre a vaga de vice, Carlos Chiodini disse que “é possível e é o trabalho que a gente tem feito”. O emedebista disse que seu nome está à disposição para a majoritária.

– O meu nome está à disposição, assim como pode ter outros. Tenho um desejo. Tenho cinco mandatos, só tive uma filiação partidária na minha vida, que é o MDB. Tenho uma militância intensa nos diversos segmentos e estou à disposição se for a vontade do partido. Se não for, vou construir a minha reeleição de deputado federal.

MDB apresenta nomes para deputado estadual e federal

MDB de SC reuniu cerca de 6 mil pessoas no Expocentro em Balneário Camboriú. Foto: Divulgação.
MDB de SC reuniu cerca de 6 mil pessoas no Expocentro em Balneário Camboriú. Foto: Divulgação.

O evento, que também apresentou pré-candidatos a deputado estadual e federal, serviu para consolidar a unidade interna em torno do projeto de reeleição de Jorginho.

Em 2026, devem disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa os deputados estaduais Antídio Lunelli, Fernando Krelling, Mauro de Nadal e Tiago Zilli, além de Jerry Comper, hoje licenciado no cargo de secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Também disputarão Adilson Girardi, Cleiton Fossá e Emerson Stein, hoje suplentes. Entre os novos nomes apresentados no evento, estão Andressa Pêra, Chico Folle, Elizeu Mattos, Emerson Maas, João Cobalchini, João Ecker, Joãozinho Matos, Jorge Koch, Marcos Both, Michel Schempler e Nelson Cruz.

á para a Câmara dos Deputados, devem seguir para reeleição Rafael Pezenti e Valdir Cobalchini, além de Carlos Chiodini – caso não seja confirmado na majoritária. Entre os aspirantes ao cargo estão Ciro Quintino, Dra Sandra, Dr Elói, Dr Élcio, Gariba, Michell Sombrio, Peron, Rita Lang, Rodrigo Coelho, Sirlei Muller, Teodoro Adão, Vini Amor Animal e Zagonel.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit