Levantamento feito pela Questum, empresa especializada na assessoria de fusões e aquisições de startups, revela melhora no ambiente para negócios de M&A. Tanto o número de negociações, como os valores nelas envolvidos cresceram nos últimos anos. E essa tendência deve seguir para 2024.
Assim, segundo o relatório, já se observou incremento de transações quando se compara o segundo semestre de 2023 com o período janeiro-junho do ano passado.
Considerando um período mais longo – de 2015 até 2023 – duas categorias de empresas predominaram nas negociações. As fontes (do segmento de finanças), com 13% do total; e as retailtechs (do setor de roupas e vestuário), com 10% do conjunto.
O estudo ainda mostra outras conclusões relevantes: nos anos mais recentes, dois outros setores se destacaram e despertaram interesses dos investidores: saúde e agronegócio.
No ano passado, algumas companhias catarinenses apareceram bem na ponta compradora. Destaques para Selbetti, Softplan, Intelbras, Exact Sale e WEG.
A transação que chamou muito a atenção foi a compra da RHtech Agora pela gigante TOTVS. Valor do negócio: R$ 380 milhões.
A joinvilense Selbetti também está crescendo por meio de aquisições nos últimos anos. Essa expansão, feita via compras de concorrentes regionais menores, já coloca a empresa como líder nacional como integradora de tecnologia do Brasil.
No ano passado fez aquisições que, somadas, superaram R$ 100 milhões. Uma delas foi a compra da Governar T.I., especializada em gestão de segurança e software para administração financeira, que está no mercado há 14 anos.