No dia seguinte à confirmação de que o governador Jorginho Mello (PL) terá o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como parceiro de chapa nas eleições de outubro em uma aliança claramente identificada com a direita, a esquerda catarinense começou a apresentar os rostos que podem compor o palanque do presidente Lula (PT) no Estado.

O ex-deputado estadual Gelson Merisio (Solidariedade) participou de uma atividade de planejamento do mandato da deputada federal Ana Paula Lima (PT) em Itapema, com direto a foto para as redes sociais com ela e com o ex-deputado federal Décio Lima (PT). No encontro, Merisio teria sinalizado ter aceitado o desafio de concorrer ao governo.
A imagem divulgada e a presença do ex-pessedista no encontro dos petistas reforça os rumores de Gelson Merisio é a nova opção de centro-direita que o PT catarinense busca para concorrer ao governo do Estado, liberando Décio Lima para concorrer ao Senado. Antes de Merisio, os petistas tentaram abrir conversas com o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) e com o ex-senador Paulo Bauer (ex-PSDB).
Décio Lima concorreu ao governo em 2018 e em 2022, quando teve o apoio de Merisio na articulação e conseguiu a inédita vaga no segundo turno na disputa vencida por Jorginho Mello. Curiosamente, em 2018, Décio e Merisio se enfrentaram na disputa pelo governo – Merisio ficou em segundo lugar, derrotado no segundo turno por Carlos Moisés (PSL à época), enquanto o petista ficou em quarto lugar.
Na foto publicada nas redes sociais de Ana Paula Lima e Décio Lima, o recado é breve, mas recheado de entrelinhas: “Sextamos com o encontro afetuoso e de compromissos com Santa Catarina e a Democracia”.
O encontro também foi registrado pelo vereador e pré-candidato a deputado estadual Matheus Madeira (PT), de Tubarão, em suas redes sociais.






