Ministro Márcio Macêdo virá para SC no Fórum Estadual de Participação Social

Evento ocorre no próximo fim de semana e deve receber 700 pessoas em Florianópolis

Nos dias 26 e 27 de julho, o auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será palco do Fórum Social Estadual — Um novo sujeito coletivo, do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios de Santa Catarina. O evento marca a conclusão do ciclo formativo do programa no estado, com 500 agentes populares que atuam diretamente em suas comunidades, e será aberto para o público.

Além da presença do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, também estarão presentes, como painelistas, os deputados estaduais do Paraná, Renato Freitas e Ana Júlia Ribeiro, o deputado federal Pedro Uczai, os Secretários da Secretaria de Participação Social, Renato Simões e Valmor Schiochet, e o Padre Vilson Groh, da ONG IVG.

A proposta é fortalecer a democracia por meio da educação popular e da participação cidadã, com foco em comunidades urbanas e rurais, movimentos sociais, juventudes, coletivos e organizações populares. A formação dos agentes se deu em cinco etapas temáticas, abordando os eixos: políticas públicas, comunicação popular, formação de lideranças, fé e política e realidade histórica brasileira.

Durante o fórum, os participantes irão socializar as experiências vividas em seus territórios, refletir sobre os desafios e potencialidades da atuação popular e construir de forma coletiva propostas para o fortalecimento das políticas públicas no estado. A programação contará com mesas de debate, rodas de conversa, atividades culturais e momentos de celebração da trajetória formativa.

O Programa é uma política pública nacional, em projeto piloto, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Participação Social, com recursos viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai. Em Santa Catarina, é executado pelos Institutos Araxá e Dom José Gomes, que coordenaram as ações nos 12 territórios do estado.

Programação:

26 DE JULHO – SÁBADO

8h45: RECEPÇÃO + CREDENCIAMENTO
9h30: Cortejo de abertura com Africatarina
9h45: Mística de Abertura – ‘Grito dos Territórios’
10h30: PAINEL DE ABERTURA – ‘Fórum Social Estadual – Um Novo Sujeito Coletivo’, com presença do Ministro da Secretaria Geral da Presidência Márcio Macêdo12h – INTERVALO ALMOÇO 13h45 – PAINEL TEMÁTICO I – Juventudes e Participação Social! Sujeitos, Causas e Territorialidade construindo o outro Brasil possível: Ana Júlia Ribeiro
15h: PAINEL TEMÁTICO II – Participação Social, Políticas Públicas e Sujeitos Sociais como ferramentas ativas na sociedade democrática e territórios de inclusão: Padre Vilson Groh e Renato Simões16h30 – PAINEL TEMÁTICO III – Território, diversidades e sujeitos, trincheiras sociais, políticas e práticas de nossas causas (Renato Freitas)
17h30: Mística de Encerramento
20h: NOITE CULTURAL (Joana Castanheira, Banda do Oeste, Samba de Búia)27 DE JULHO –

DOMINGO

8h30: Mesa de Abertura – Diálogos sobre a experiência do Programa
9h: Concurso de Agentes Digitais de Comunicação e Políticas Públicas (IDJ)
9h15: MESA TEMÁTICA – Resultados do Programa 2024/2025 – TEMA: ‘Socialização dos Resultados do Projeto de Educação Popular nos 12 Territórios de Santa Catarina’ (Pedro Uczai e Valmor Schiochet)
11h15: Cerimônia de Formatura dos Agentes
12h: Apresentação Escola de Samba Jardim das Palmeiras

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit