Gestores e especialistas do setor hospitalar participaram, nesta quarta-feira (23), de uma visita técnica ao Multihospital do Sul da Ilha, em Florianópolis. A iniciativa integrou a programação da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais, realizada nos dias 24 e 25 de julho no CentroSul, na capital catarinense.
A comitiva contou com a presença do presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Dr. Reginaldo Teófanes, do presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), Dr. Maurício José Souto-Maior, além de outros profissionais do setor e representantes do município, com destaque ao prefeito Topázio Neto e membros da Secretaria de Saúde.
Durante a visita, os participantes conheceram a dinâmica de funcionamento do espaço e como a garantia de diferentes atendimentos em um mesmo local impacta positivamente a saúde em Florianópolis. O presidente da AHESC declarou:
“Foi uma satisfação presenciar o belíssimo trabalho no serviço, na certeza de que esse projeto é uma referência inspiradora para os gestores da rede pública catarinense e do Brasil.”
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o Multihospital foi instalado no antigo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, com uma área de mais de 13 mil metros quadrados, e teve as obras de adaptação concluídas em cerca de seis meses. No local funcionam atualmente a UPA Sul – Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Dia, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas, Ótica Pública, Espaço Acolher Floripa, a Escola de Saúde Pública e a 2ª Delegacia de Polícia da Capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a estrutura permitiu a ampliação do acesso a serviços especializados, redução de filas de espera e melhoria na eficiência de atendimentos, especialmente em procedimentos como cirurgias oftalmológicas.
“Desde a formulação da estrutura de atendimento do Multi, sabíamos que ele seria um exemplo a ser seguido e replicado, não só aqui. Receber um grupo tão capacitado e ver como saem encantados das nossas instalações indica que estamos no caminho certo. Em pouco mais de um ano de funcionamento o espaço ampliou o acesso a serviços especializados, reduziu a fila de espera para diferentes exames, além de trazer mais eficiência e qualidade para outros procedimentos, como as cirurgias oftalmológicas”, destacou o secretário de Saúde, Almir Gentil.

O que é a 15ª Convenção Brasileira de Hospitais
A Convenção Brasileira de Hospitais é um dos principais encontros do setor hospitalar no país e está em sua 15ª edição. Organizada pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), em parceria com a Associação de Hospitais do Estado de SC (AHESC) e a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC (FHESC), o evento ocorre nos dias 24 e 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis.
Com foco em qualificação, inovação e sustentabilidade, a convenção reúne cerca de 2.000 participantes, entre gestores, profissionais da saúde, pesquisadores, representantes do setor público e fornecedores de tecnologia e serviços hospitalares. A programação conta com mais de 40 horas de conteúdo, incluindo painéis sobre acreditação hospitalar, inteligência artificial, telemedicina, economia circular e gestão de resíduos.
Também participam da programação convidados de países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Austrália, Japão e Índia, ampliando o debate internacional sobre o futuro da saúde.
Fotos: Leo Russo/PMF