O MultiHospital Florianópolis, no bairro Carianos, completou um ano de atendimento neste fim de semana com balanço de 295 mil atendimentos e 249 mil exames. Os serviços de oftalmologia – que incluem consultas especializadas, exames e cirurgias – são os mais buscados pela população. Das cerca de 47 mil consultas com especialistas, 14,8 mil foram de oftalmologia adulto. Entre as 3 mil cirurgias, 71% mil foram oftalmológicas. Além disso, foram mais de 18,7 mil pares de óculos entregues na ótica pública que funciona no local. Segundo a Secretaria da Saúde, a fila para exames de raio-x adulto está praticamente zerada.
ÁREAS SENSÍVEIS
Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis vai receber o Fórum de Saneamento em Áreas Sensíveis, promovido pelo Grupo Habitasul e pelo Sistema de Água e Esgoto (SAE) de Jurerê Internacional. O evento será realizado nesta quinta-feira (5), no hotel Jurerê Beach Village, das 13h às 18h, com duas palestras e dois painéis. “Nosso objetivo com esse tema é impulsionar mudanças significativas e positivas nesse setor, inspirando um debate sobre a importância do manejo de águas urbanas e seu impacto nas próximas décadas”, afirma Fabiana Thiesen, gerente geral do SAE.
CADÁVER INSEPULTO
“Essa ação virou um cadáver insepulto e o juiz, em vez de extingui-la de ofício como determina a lei processual, parece preferir manter a vela acesa para o defunto ruim que alguns setores ideológicos insistem em embalsamar”. O comentário é do advogado Ernesto São Thiago, especialista em Direito da Orla, sobre a ação civil pública do Ministério Público Federal sobre o licenciamento do Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte.
ESCURIDÃO
Trecho considerável da SC-401, na altura da entrada para Ingleses, está totalmente às escuras há alguns meses. Descaso que não combina com a importância da rodovia estadual, a mais movimentada de Santa Catarina, atualmente em obras para aumento da capacidade de tráfego.
PESQUISA RADIOGRAFA MERCADO DAS ENGENHARIAS
O mercado de trabalho para engenheiros e profissionais das áreas tecnológicas vive um momento positivo, de acordo com o Mini-Censo 2024, levantamento realizado pela Quaest Pesquisa e Consultoria a pedido do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O estudo revela que 92% dos profissionais estão empregados e que 67% se declaram satisfeitos com o mercado de trabalho. A pesquisa, que ouviu 48 mil profissionais em todo o país, também destaca maior presença das mulheres, que já representam um terço da categoria.
Outro dado relevante é que 78% dos profissionais atuam na própria área de formação, com destaque para a engenharia civil, que lidera a empregabilidade, seguida pela engenharia elétrica e pela agronomia. O levantamento também aponta que 68% dos entrevistados possuem renda familiar acima de cinco salários mínimos, resultado bem superior à média nacional.
“Os dados mostram o papel estratégico da engenharia, agronomia e geociências para a sociedade e o quanto nossos profissionais estão comprometidos com um futuro mais sustentável e inovador. Esse estudo ajuda a orientar investimentos em educação e ações dos conselhos regionais”, afirma o presidente do Crea-SC, engenheiro Kita Xavier.

Florianópolis recebeu, no fim de semana, mais uma edição do Ironman Brasil, que contou com a participação de cerca de dois mil triatletas amadores e profissionais de 33 países. Competição esportiva que incentiva a prática de atividades físicas, dá visibilidade nacional à capital catarinense e, é claro, movimenta a economia. Foto: Andy Puerari, divulgação
DESAFIOS URBANOS
Abre nesta segunda-feira (2) o período de inscrições para a Conferência da Cidade de São José, marcada para o dia 28 de junho, na sede da Aemflo. O encontro reunirá representantes do poder público, sociedade civil, universidades e demais interessados na construção de soluções para os desafios urbanos do município. O tema é “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
NAS ALTURAS
Stéphane Domeneghini e Fatih Yalniz, diretores da Talls Solutions e engenheiros à frente do Senna Tower, de Balneário Camboriú, participaram de encontro com empreendedores da construção civil em Assunção, capital paraguaia, cidade que já abriga prédios com mais de 200 metros de altura e tem em vista novos marcos verticais, como o lançamento de um edifício de 70 andares. Durante o evento, Stéphane compartilhou sua trajetória no desenvolvimento de edifícios altos no Brasil, especialmente no litoral catarinense, onde estão alguns dos maiores prédios da América Latina. Ela falou sobre inovação, tecnologia, soluções estruturais e os desafios enfrentados para consolidar um novo modelo de urbanismo verticalizado. “
PASSAGEIROS
Em abril, o número de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina aumentou 79% em relação ao mesmo mês de 2024, com 74,3 mil passageiros. O número já representa 70% de todo o movimento de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias junto à Agência Nacional de Aviação (Anac). O mais movimentado é o Aeroporto Internacional de Florianópolis, com 1,2 milhão de passageiros, seguido por Navegantes (734,6 mil), Chapecó (188,2 ), Joinville (175,9 mil), Jaguaruna (33,6 mil) e Correia Pinto (3,6 mil).
COMUNICAÇÃO – O jornalista João Paulo Borges lança nesta quarta-feira (4), às 19h, no Pátio Milano, em Florianópolis, o livro “Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados”. O prefácio é assinado por Marcelo Vitorino, destaque na área de marketing político no país.
INSTALAÇÃO
O centro de Florianópolis vai receber a vídeo-instalação RESSOE, assinada pela artista multimídia Ruchita. Com curadoria de Kamilla Nunes, a mostra traz pessoas de diversas partes do mundo que foram convidadas pela artista a se expressar de maneiras diferentes, sem a fala. A obra ficará no Largo da Alfândega de 4 a 14 de junho, com entrada gratuita. As visitas poderão ser realizadas das 10h às 18h, todos os dias, inclusive aos finais de semana.