A Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal) de Florianópolis acaba de anunciar dois novos mutirões de castração para gatos no município nos dias 18 e 19 de agosto. A empresa Castramóvel Brasil Ltda., que teve a sua conduta questionada devido à morte de dois gatos e o adoecimento de outros três, será a responsável pelas cirurgias nos felinos mais uma vez. Ambos ocorrerão no Norte da Ilha, um na Vargem Grande e outro no Rio Vermelho que sofre devido à disseminação de esporotricose.

Questionado devido ao problemático mutirão ocorrido anteriormente (leia a matéria aqui) o diretor da Dibea, Filipe Vieira, afirmou que não cabe à Diretoria de Bem-Estar Animal descumprir o contrato existente. Vieira foi claro: “Eu não tenho autoridade para cancelar este contrato.” Ele afirmou estar tomando atitudes para que haja todo o cuidado necessário para que nenhum problema ocorra. Disse, que devido às ocorrências anteriores, as vagas foram reduzidas. Seriam 300 animais castrados, mas diante da situação, apenas 150 vagas serão oferecidas. E, segundo ele uma veterinária da Dibea acompanhará todo o procedimento.
Inquérito

É preciso lembrar que há um inquérito policial instaurado sobre o assunto. A DPA (Delegacia de Proteção a Animais Domésticos) de Florianópolis abriu inquérito para investigar o que ocorreu no mutirão de castração de gatos do Rio Vermelho, no dia 28 de julho, que resultou em duas mortes. A delegada Mardjoli Valcareggio, titular da pasta, afirmou hoje que o trabalho de investigação está muito próximo de ser finalizado.
A empresa Castramóvel Brasil Ltda., do Paraná, foi a terceira colocada no pregão realizado há cerca de um ano. A primeira colocada foi a Castrabus, da veterinária Kátia Chubaci, que apresentou o melhor preço, mas a informação é que houve problema na vistoria técnica. A segunda colocada no pregão não pôde realizar o mutirão, então as esterilizações de gatos ficaram para a terceira colocada, a Castramóvel Brasil.