A prefeitura de Joinville está focada em criar instrumentos para fomentar o desenvolvimento econômico do município. Durante estes três anos de mandato, o prefeito Adriano Silva (Novo) estabeleceu cinco vetores conectados a este objetivo central. São eles:
- 1. estimular o impulso de indústrias.
- 2. inovação e tecnologia, de modo a facilitar o surgimento e consolidação de startups, por exemplo.
- 3. a logística, porque este segmento ganha importância já que Joinville está em posição geoeconômica privilegiada – próximo a cinco portos e a três aeroportos.
“Podemos nos tornar um hub de logística” disse o prefeito em sua fala na reunião do conselho deliberativo da Associação Empresarial de Joinville, realizada na segunda-feira.
Outra área de interesse público a ser incentivada é de saúde e bem estar. No centro, a excelência de hospitais e clínicas privadas.
O quinto elemento destacado por Adriano refere-se ao setor do turismo e cultura. Disse que Joinville já aparece no mapa do turismo por conta do tripé cultura, belezas naturais e história. “Estes cinco eixos são de negócios já bem conhecidos e com potencial para expansão”.
Adriano ainda apontou a desburocratização das leis municipais como fator decisivo para o crescimento da economia e para que empreendedores enxerguem Joinville para abrigar seus negócios.
O prefeito lembrou da criação do código de defesa do empreendedor, falou que mil tipos de atividades econômicas ganharam simplificação tributária e jurídica.
O surgimento de um distrito industrial na zona Sul do município, na região do Paranaguamirim, também foi objeto da palestra aos empresários. Empreendedores que optarem por instalar negócios neste espaço vão receber incentivos variados, de acordo com lei complementar já definida.
Foto: Roberto Zacarias / GOVSC