Não quero Pix e jamais vou pedir anistia antes de ser condenado, diz Lula

“Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”, declarou o petista, que evitou citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (1º), que não quer receber Pix e que jamais vai pedir por anistia antes de ser eventualmente condenado.

Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado“, disse Lula durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto.

Em seguida, o mandatário acrescentou: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem. Esse país está precisando de um pouco de seriedade”.

Em 2023, o ex-presidente Bolsonaro arrecadou cerca de R$ 17 milhões em uma campanha entre seus apoiadores para o pagamento de multas aplicadas pelo governo de São Paulo, na administração de João Doria (sem partido), por não usar máscara em uma visita ao estado durante a pandemia de Covid-19.

Em depoimento à Polícia Federal (PF) no mês passado, Bolsonaro declarou ter enviado cerca de R$ 2 milhões do montante para o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.

A fala de Lula ocorre um dia depois de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tecer críticas a Bolsonaro em evento no Planalto.

Ao discursar durante o lançamento do Plano Safra para a agricultura familiar, Haddad relembrou o período em que Lula esteve preso na carceragem da PF em Curitiba e traçou um paralelo com o ex-mandatário.

“O senhor [Lula] nunca pediu anistia, nunca pediu perdão, nunca pediu nada disso. O senhor teve a dignidade de falar para todos nós, que tínhamos o privilégio de ter acesso ao senhor, de pedir justiça, pedir para ser julgado com base nas provas que tinham sido apresentadas. Esse [Bolsonaro] nem foi julgado ainda e já tá pedindo perdão, pedindo anistia, correndo, como sempre corre do debate”, ressaltou o titular da Fazenda.

(Com informações da CNN Brasil)

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit