No Senado, Amin critica “ativismo” de Alexandre de Moraes; bancada de SC pede apuração

O senador Esperidião Amin usou a tribuna do Plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira, para fazer uma observação sobre o que o UOL e, hoje, a Folha de São Paulo divulgam a respeito de telefonemas da assessoria do Ministro Alexandre de Moraes, ex-Presidente do TSE e Ministro do Supremo Tribunal Federal.

“Foi uma surpresa impactante a divulgação, mas não foi para mim. É um começo que está sendo feito, mas que revela não o espírito da Justiça brasileira, mas sim o ativismo de quem quer, a qualquer preço, intimidar, silenciar e impedir que nós saibamos a verdade completa”, disse Esperidião Amin.

Amin voltou a lembrar do Inquérito 4781 (fake News), afirmando que o Inquérito é uma, segundo ele, “aberração jurídica”.

“E sem nenhuma inovação, quero dizer que o que mais me choca é ver a passividade com que nós anotamos o seguinte: o Inquérito 4.781 é uma aberração jurídica, e ele já completou cinco anos e meio! Ele não tem objeto! Isso não existe: não tem objeto”, disse.

O senador catarinense finalizou afirmando que esse caso “deve ser investigado pelo Senado Federal”.

“Acho que a investigação do ocorrido nós vamos ter que fazer, porque é nossa atribuição saber se o decoro, o respeito à lei, o respeito às instituições e aos direitos individuais – isso é o decoro de quem é julgador – estão sendo respeitados. Então, fica aqui a reiteração: uma denúncia iniciada ou a parte inicial de uma denúncia de tal gravidade não pode ser escondida, tem que prosseguir para que o povo brasileiro tenha as informações que são do seu direito a respeito do Estado de direito brasileiro “, finalizou.

Bancada em SC pede apuração

Nota à Imprensa

A bancada de Santa Catarina no Senado Federal reforça seu compromisso com a transparência e a justiça, lutará pela plena apuração de todas as denúncias apresentadas, especialmente aquelas de caráter grave e que estejam fundamentadas por provas materiais. Diante dos fatos divulgados recentemente pela imprensa nacional, que apontam para questões extremamente sérias envolvendo a fundamental instituição, o Judiciário. Reafirmamos nosso posicionamento firme em favor das investigações necessárias, e entendemos que é papel legítimo do Senado Federal conduzir as apurações cabíveis, sempre em defesa da verdade e da justiça, pilares fundamentais da nossa democracia.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit