
Foto: Allan Carvalho, divulgação
A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será liberada para o trânsito no início desta sexta-feira (4), com acompanhamento da Guarda Municipal. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, é um “desvio provisório” em forma de binário para permitir a finalização da obra na cabeceira que fica no lado da Avenida das Rendeiras. O motorista que estiver trafegando no sentido Lagoa vai passar pela nova estrutura; e o que estiver em direção ao centrinho da Lagoa atravessará pela ponte antiga. A prefeitura estima entregar a obra em setembro.
ZONA AZUL
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Florianópolis aprovou, nesta segunda-feira (30), o parecer da relatora Manu Vieira (PL) sobre o projeto que trata do novo modelo de funcionamento do estacionamento rotativo. Foram rejeitados os textos apresentados por Ricardo Pastrana (PSD), que sugeria alterações pontuais, e de Afrânio Boppré (PSol), que previa a devolução integral da proposta ao Executivo. Agora, o PL vai passar por outras comissões permanentes.
HOMENAGEM
Em plenário, os vereadores da capital aprovaram o projeto de resolução da mesa que denomina o prédio da Câmara de “Centro Legislativo Municipal Vereador Gabrielzinho Meurer”. Nesta terça-feira (1), quando a proposta passa pela segunda votação, será celebrada a missa de um ano de morte do vereador. Começa às 12h15 na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, que fica na rua Conselheiro Mafra, 674, no centro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O setor de alimentação fora do lar de Santa Catarina está de olho nas inovações tecnológicas, especialmente nas possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial. A Abrasel SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) reuniu empreendedores nesta segunda-feira (30) para compartilhar tendências que foram destaque na NRA Chicago e Fispal/SP, feiras realizados em maio. Em painel, Augusto Rech, Célio Salles, Chico Barão e a presidente da entidade, Juliana Débastiani falaram sobre o que viram nas feiras, como o uso de IA na otimização de compras, controle de estoques e previsão de demanda. Além disso, a ferramenta também poderia ser utilizada em interações com os clientes no atendimento nos bares e restaurantes.

A região central de Florianópolis conta com 120 novas vagas de estacionamento para motocicletas. É uma demanda antiga, especialmente dos entregadores por aplicativo. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção, o tempo de permanência máxima nos espaços é de 30 minutos. “Essa é uma medida relativamente simples do ponto de vista de custos, mas que traz um impacto significativo para quem precisa desse espaço. Agora o trabalhador vai conseguir desempenhar suas atividades conseguindo deixar sua moto de forma adequada na área determinada, sem atrapalhar os demais usos da via”, afirma o secretário Rafael Hahne.
TRIBUNAL
O advogado tributarista Lucas de Assis, de Palhoça, tomou posse como conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina (TAT/SC), órgão responsável pelo julgamento de litígios fiscais entre contribuintes e a Fazenda estadual em última instância administrativa. Ele foi indicado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) para representação do setor empresarial no colegiado.

Abre nesta terça-feira (1º), às 18h, na Assembleia Legislativa, a exposição “De Quantas Formas Antonieta é Lembrada?”, que celebra os 124 anos de nascimento da personalidade catarinense. A mostra sobre a trajetória da professora, jornalista, escritora e política, que tem a curadoria de Jeruse Romão, fica até 17 de julho na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

O ex-presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Marco Alberton (foto), foi eleito na última sexta-feira (27) para o cargo de 1º diretor tesoureiro da Fiesc na chapa única liderada pelo empresário Gilberto Seleme. A posse da nova gestão está marcada para agosto.
SUSTENTABILIDADE
A Zurich Airport Brasil acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa para a adoção e promoção de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Os investimentos em sustentabilidade já renderam ao grupo reconhecimentos como o nível 4 da Airport Carbon Accreditation, da associação internacional ACI-LAC, em três dos seus aeroportos – Florianópolis, Vitória e Macaé – que certifica a implementação de estratégia para zerar suas emissões líquidas de CO₂. Além disso, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da Anac, em 2023 e 2024, e Vitória ficou em segundo lugar nos dois anos.