Novo Complexo Hospitalar de São José já possui estrutura com 6 prédios. Por Orvino Coelho

Orvino defende o uso de fuzis pela Guarda Municipal de São José

Orvino Coelho escreve artigo contando que o Complexo Hospitalar de São José, será feito em parceria público-privada, com 140 leitos, 30 leitos de UTI, centro cirúrgico e atendimento pediátrico, representando um marco na saúde da cidade.

Inaugurado no fim da década de 1980, o Hospital Regional de São José representou um marco histórico para a nossa cidade. Embora seja, como diz seu nome, uma unidade de saúde para toda a região da Grande Florianópolis, ele teve impacto especial para São José, absorvendo uma demanda até então reprimida. Nosso povo era refém dos hospitais de Florianópolis, pois ainda não tínhamos uma rede de saúde bem estabelecida.

O tempo passou e hoje o Regional está sobrecarregado. Quando abriu as portas, São José tinha pouco mais de 100 mil habitantes. Hoje, já somos quase 300 mil. Por conta disso, não é raro vermos notícias de superlotação e falta de leitos para internação.

Nós vivemos um período de crescimento populacional acelerado e precisamos, urgentemente, de uma alternativa para atender a população. Como gestores públicos, não podemos nos omitir diante de grandes desafios. Embora a responsabilidade de construir e ampliar hospitais seja prioritariamente dos governos estaduais, nós decidimos tomar a frente por aqui.

Vamos viabilizar uma parceria público-privada para colocar em operação, num prazo de até oito meses, um novo complexo hospitalar para os josefenses. Ele será na área do antigo campus da Univali, no Sertão do Maruim. Ter à disposição uma área já edificada fará com o processo seja muito mais rápido, afinal nossa população não pode esperar.

O novo complexo hospitalar terá capacidade para 140 leitos de internação, 30 leitos de UTI e um centro cirúrgico com 10 salas. Além disso contará com um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), oferecendo exames essenciais como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Também abrigará ambulatórios de especialidades, com foco em áreas de alta demanda como oftalmologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.

E ainda mais importante: o novo complexo hospitalar terá atendimento pediátrico. Nossas crianças não precisarão mais se deslocar até outras unidades, como o Hospital Infantil, em Florianópolis, para receber os cuidados necessários.

A ativação de um novo complexo hospitalar será um divisor de águas para São José, assim como foi a inauguração do Regional lá atrás. Não podemos parar de evoluir e o trabalho não pode parar.


Orvino Coelho é prefeito de São José pelo PSD e candidato a reeleição.

Todos os candidatos a prefeito e a vereador de Santa Catarina são convidados a escrever artigos.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit