
O complexo de saúde em fase final de construção na SC-401, em Florianópolis, vai abrigar um ecossistema de startups da área da saúde com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras para o setor. Numa área de 1.260 metros quadrados, projetado pelo arquiteto Guilherme Moki, o HubMed vai reunir 24 empresas.
“Queremos estimular que os empreendedores convivam e interajam diretamente com profissionais de diversas especialidades da saúde. Essa proximidade permitirá validar e aprimorar suas soluções em um ambiente real. O HubMed é um laboratório vivo de inovação na saúde, onde a tecnologia, ciência e cuidado humano convergem”, afirma o empresário e co-idealizador do MED-401, Moacir Marafon.
De acordo com João Bornhausen, administrador do HubMed, o espaço “é a nova casa das empresas de tecnologia e inovação na saúde de Florianópolis e Santa Catarina”. Segundo ele, a startups têm soluções bem diversificadas, como um software para prevenção do câncer de mama, um hadware para procedimentos cirúrgicos e pré-operatórios com mais segurança, além de serviços ligados à Medicina do Estilo de Vida. A grande maioria (80%) é de Santa Catarina.
O pré-lançamento foi realizado nesta quarta-feira (10), no MED-401, com a presença de empreendedores, profissionais de saúde que já garantiram seu espaço no empreendimento e convidados.
O hospital MED-401 tem área total de 33 mil metros quadrados e vai contar com o Hospital Baía Sul Mulher na Torre 1, com maternidade, UTI neonatal e pronto atendimento exclusivo para ginecologia e obstetrícia. Na Torre 2, além do HubMed, profissionais da saúde vão atender em clínicas e consultórios de diversas especialidades.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está fazendo uma consulta pública sobre a proposta de instrução normativa para instalação e regularização de pontos de recarga de veículos elétricos em edificações. O texto, que ficará disponível até 6 de fevereiro, define procedimentos para análise técnica, responsabilidades de profissionais e proprietários, além de requisitos gerais de segurança.

Abriu, nesta quarta-feira (10), na Casa Hurbana, centro de Florianópolis, a exposição “Paisagens Oníricas, a nova fronteira invisível”, de Ilca Barcellos. São esculturas em cerâmica, criadas pela técnica do acordelado, que ocupam os vãos das janelas. “A Ilca criou uma paisagem entre mar e criaturas híbridas que desloca o olhar e altera a percepção do visitante. Desde a entrada, a instalação conduz o público a esse mergulho poético que toma toda a sala principal”, afirma o curador Marc Pottier. A mostra “Visões do Brasil”, que está no mesmo espaço, foi prorrogada e ficará disponível até meados de janeiro. Além disso, ganha mais duas obras: “Paisagem do Rio de Janeiro”, de Batista da Costa; e uma pintura de Roberto Burle Marx, sem título, de 1971.
LIMPEZA DOS MARES – A última edição do projeto Limpeza dos Mares em 2025 será na Ilha do Arvoredo, neste sábado (13), com saída às 7h30 do trapiche de Canasvieiras, Norte da Ilha de SC. As inscrições são limitadas e devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp (48) 99933-0062.
