Os animais não ficarão de fora do Carnaval de Florianópolis

Na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, os cachorros vão tomar conta da orla da Praia do Abraão! A partir das 16h, o Bosque do Parque Ilha das Conchas receberá o primeiro Carnaval Pet da região continental de Florianópolis.

O evento é promovido pelo Blog do Abraão, canal digital focado nos bairros do Continente. Para a jornalista Márcia Quartiero, a iniciativa busca proporcionar um momento especial de convivência entre tutores e seus pets. “É uma declaração de amor bem-humorada aos nossos companheiros de quatro patas”, destaca. A estrela da festa é a repórter pet do Blog, a simpática vira-lata Sunny, escolhida como garota-propaganda do evento. Na programação estão inclusos: Concurso Rei e Rainha Momo/Moma; Prêmio Fantasia Mais Criativa; Eleição Miss/Mister Simpatia; Dicas especiais de adestramento; Show do Super Dr. Gold e sua tutora Alessandra; Distribuição de petiscos e Make gratuito para tutores. Uma comissão julgadora, que incluirá a vereadora Priscilla Fernandes, avaliará os participantes e premiará os destaques de cada categoria. O Carnaval PET do Abraão conta com o apoio de Petcampo, Tia Dog Pet, Sou Pet e Projeto Patas de Ouro.Os vencedores receberão brindes especiais. O acesso ao local será pela Rua João Meirelles, em frente ao número 1444, ou pela Rua Videira.

PQP na coleta das tampinhas para a Ecopet

E no Bloco Pauta que Pariu, do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, que completa 30 anos, e que acontece na Escadaria do Rosário, no sábado, dia 1º a partir do meio-dia, haverá uma caixa coletora de tampinhas, que serão entregues à Ecopet, por sugestão de uma das participantes do Bloco, Sandra Coradi. A Ecopet é uma Ong que utiliza o dinheiro da reciclagem de tampinhas plásticas para a castração de animais da Grande Florianópolis. Em 2024 foram recolhidos quase 90 mil quilos de tampinhas e cerca de 2.500 animais foram castrados com o resultado do trabalho. A Ecopet trabalha com voluntários, desde as pessoas que doam as tampinhas, as que as coletam nos pontos de entrega, além das que auxiliam na separação dos plásticos por cores. O trabalho da Ong começou em 2017 e desde então quase 14 mil animais foram castrados com os recursos obtidos, e com isto 507 toneladas de tampinhas plásticas foram recicladas. Um trabalho que auxilia a todos. Parabéns, Ecopet!

A idealizadora da colocação da caixa coletora, contou a sua impressão sobre o trabalho desenvolvido pela Ong: “Eu conheço o projeto ECOPET deste 2022 ou 2023, não me recordo bem, mas desde então coleto tampinhas para doação. Faço isso em casa, no trabalho e, sempre que possível, nos locais onde almoço, em eventos, isso já se tornou um hábito, se abrir minha bolsa, sempre terá uma tampinha lá.
Falando um pouco do projeto, a ECOPET arrecada tampas plásticas, principalmente de garrafas PET, e vende para reciclagem, convertendo este valor em castrações de animais de rua e de famílias carentes.
Este projeto é de suma importância porque contribui para diminuir o abandono e o sofrimento dos animais, pois somente quem de alguma forma se engaja e tem conhecimento de causa, sabe da necessidade da castração para diminuir a população destes animais abandonados.”
Seja um voluntário! Existem vários pontos de coletas em estabelecimentos, restaurantes e escolas, onde cada um pode doar o pouquinho que tiver em casa e isso irá trazer vida, amor e conforto para estes animais que tanto sofrem com o abandono.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.