Os mocktails, chamados drinks ou coquetéis sem álcool, ensaiam uma tendência já faz algum tempo. Será que agora vai?

É visível o crescimento do consumo de bebidas sem álcool no mundo todo, tendo em vista uma mudança de hábito cada vez maior de pessoas que buscam por uma vida mais saudável nos últimos anos. No Brasil, o recente cenário de preocupação com a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol deixou as pessoas em alerta e certamente influenciou na preferência e em novas descobertas de bebidas não alcoólicas.

Diferente de um simples suco, o mocktail traz camadas de sabores, texturas e técnicas mais criativas e interessantes, além de um visual atraente. Água de coco, água com gás, tônica, especiarias, ervas, frutas, xaropes naturais; há uma infinidade de possíveis combinações de ingredientes.

(Foto: Renata Diem)
(Foto: Renata Diem)

No Tarsila Bar, um dos bares de drinks mais conceituados de Florianópolis, o mixologista Vinícius Laurentino criou algumas opções de mocktails para seus clientes. Segundo ele, a procura ainda é sutil no bar, mas no Empório Capella, restaurante anexo, costuma sair mais esse tipo de bebida. Provei três delas.

(Foto: Renata Diem)

Para os amantes de maracujá, o Manacá leva soda de maracujá, capim limão e água de coco. O potente sabor do maracujá se sobressai entre o toque herbal do capim limão e a refrescância da água de coco.

(Foto: Renata Diem)

Se fosse para escolher apenas um, minha sugestão seria o tropical e refrescante O Tempo e o Vento, que é a versão sem álcool da releitura do Tarsila Bar para o clássico Moscow Mule. Ele é feito com soda de gengibre, limão, espuma de pitanga e decorado com pó de hibisco. O sabor cítrico da cremosa espuma de pitanga é a cereja do bolo já no primeiro gole e a soda de gengibre traz uma leve picância ao paladar.

(Foto: Renata Diem)

A Hora da Estrela é um drink mais adocicado. A calda de frutas vermelhas é quebrada de uma maneira instigante pela baunilha. Fiquei tentando entender a sensação diante dessa combinação.

Com consumidores cada vez mais atentos à saúde e que não abrem mão de provar algo diferente, os mocktails se consolidam como alternativas sofisticadas e criativas. Se a tendência vai se firmar, só o tempo dirá, mas os lugares que apostam nessa experiência já estão um passo à frente.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.