Painéis de Antonieta de Barros e Cascaes estão sendo apagados em Florianópolis

Os painéis em homenagem a Antonieta de Barros e Franklin Cascaes estão sendo apagados para reparos no prédio que fica na rua Tenente Silveira, centro de Florianópolis. A informação foi publicada pelo artista Thiago Valdí, que participou da criação das duas obras, em post feito nas redes sociais. Ele já está mobilizado para refazer os trabalhos.

“Assim como no passado, farei o possível para trazer essas pinturas aos olhos da população novamente. Temos o apoio da mais top equipe de produção e artistas. Parceiros que me acompanham nessa caminhada artística há anos. Muito trabalho precisa ser feito e vamos precisar de toda a ajuda possível pois os desafios são diversos”, afirma Valdí. “O legado de Antonieta e Cascaes merece esse destaque e esse espaço novamente”, diz.

Valdí lamenta que obras dessa grandeza sejam apagadas, mas explica que é um problema que eventualmente vai chegar em outros painéis por conta da falta de tratamento prévio na estrutura do prédio.

Segundo ele, é algo previsto, especialmente em construções com mais de 40 anos. “A nossa tinta spray é feita para resistir a chuva e sol, mas quando o problema é dentro para fora, a pintura não resiste”, falou à coluna. Valdí alerta que o painel do Cruz e Sousa, na praça XV, já mostra que vai precisar de manutenção em breve.

De acordo com Valdí, a cidade precisa dessas duas imagens que enaltecem seus ídolos na cultura e na educação e que o foco agora é “trazer de volta o que a gente criou”. Ele começou a montar equipe e a convidar outros artistas para o desafio.

O momento é propício para que a cidade discuta a lei municipal de incentivo. Valdí recomenda que a legislação permita captação de recursos para manutenção das paredes, justamente para evitar situações como essa. Hoje os projetos só podem incluir apoio financeiro para tinta e outros materiais que envolvam a pintura dos murais.

Mural gigantesco que homenageia Antonieta de Barros começou a ser apagado, para obras no prédio da rua Tenente Silveira. Foto: Fabio Gadotti

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.