Para Temer, diferenças ideológicas não devem interferir em relações entre Brasil e EUA

O ex-presidente , Michel Temer (MDB), afirmou nesta quinta-feira (7), em Florianópolis, que a relação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve manter um caráter institucional. Segundo Temer, questões pessoais ou diferenças ideológicas não devem interferir na interação entre os dois chefes de Estado.

Temer, que era presidente quando Trump assumiu seu primeiro mandato em 2017, participou do Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em comemoração aos 35 anos da Constituição Estadual. Ele destacou a importância da autonomia dos estados e a natureza democrática das constituições no contexto do Estado de Direito. O ex-presidente dividiu o palco com Mauro De Nadal (MDB), presidente da Alesc, e Sérgio Aguiar, presidente da Unale, representando o Ceará.

Quando questionado sobre o distanciamento entre o governador catarinense Jorginho Mello (PL) e o presidente Lula, Temer defendeu que divergências políticas não devem prejudicar a cooperação entre União e estados. “O diálogo é fundamental para resolver essas questões em um país onde competências estão entrelaçadas”, reforçou o ex-presidente.

Durante o evento, Temer relembrou sua atuação como deputado constituinte em 1987 e a importância da participação popular no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988. Em sua palestra, ele enfatizou que a Carta Magna reflete os anseios de uma sociedade plural e reforça os pilares democráticos do país.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit