Parlamentares ocuparam a tribuna nesta terça-feira (7) para criticar e cobrar o governo catarinense pela morosidade na execução das obras da SC-281, trecho que liga os municípios de São Pedro de Alcântara a Angelina. As obras de pavimentação asfáltica se arrastaram por mais de três anos e chegaram a apenas 10% da execução.

As críticas partiram do deputado Mário Motta (PSD) que lembrou as cobranças constantes do parlamento e da comunidade ao governo. “Há dois meses foi realizada uma audiência pública com representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), comprometendo-se com dois pontos fundamentais: a execução das manutenções emergenciais e a conclusão de sete quilômetros de pavimentação das obras até o fim deste ano. São esses dois compromissos que volto a me manifestar. Por mais que reconheçamos o esforço da SIE em buscar alternativas para a resolução dos problemas, contudo o plano de trabalho vinculado aos acordos estabelecia um prazo máximo de 10 dias para o início dos serviços, que a tudo indica não aconteceu. Por isso faço um apelo respeitoso, mas direto a SIE para que execute de imediato as ações emergenciais”, comentou o parlamentar.
Questionamentos sobre investimentos
Já o deputado Marquitto (Psol) relacionou a obra da SC-281 ao programa Estrada Boa, e questionou os investimentos, os quais não estão sendo executados. “É inaceitável que estejamos vivenciando essa situação precária. Vemos o anúncio do governador dizendo que irá repassar recursos aos municípios de Angelina e São Pedro de Alcântara para executar a manutenção da via, sendo que esse recurso já está previsto no contrato com a empresa que executa a obra. Quero entender se o governo está pagando duas ou três vezes o mesmo serviço, o qual não está sendo executado.”
Marquito destacou que levará a problemática ao Tribunal de Contas para que o órgão faça uma avaliação em relação ao contrato das obras da SC-281.