Unidos da Coloninha abre a sexta-feira e Embaixada Copa Lord fecha o sábado na Passarela Nego Quirido

A contagem regressiva para o Carnaval 2026 já começou! Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles das escolas de samba de Florianópolis acontecerão em duas noites: sexta-feira (13) e sábado (14) de fevereiro, na Passarela Nego Quirido. A ordem oficial das apresentações foi definida em um evento especial realizado na noite de ontem (5), no Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura), que reuniu sambistas, dirigentes, autoridades e a comunidade.
A Unidos da Coloninha, última colocada no Carnaval de 2025, será a responsável por abrir os desfiles na sexta-feira. Já a Embaixada Copa Lord, vice-campeã do ano passado, encerrará o desfile no sábado. A atual campeã, Consulado, teve o direito de escolher sua posição e será a terceira escola da segunda noite.
Com exceção da Coloninha e da Consulado, a ordem das demais agremiações foi definida por sorteio, após apresentações artísticas que incluíram piano, dança e muito samba no palco do CIC.

Ordem oficial dos desfiles:
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
21h10 – Unidos da Coloninha
22h30 – Dascuia
23h50 – Nação Guarani
1h10 – Império Vermelho e Branco
2h30 – Acadêmicos do Sul da Ilha
Sábado, 14 de fevereiro de 2026
21h10 – Os Protegidos da Princesa
22h30 – Jardim das Palmeiras
23h50 – Consulado
1h10 – União da Ilha da Magia
2h30 – Embaixada Copa Lord

O presidente da LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), Joel Costa Jr., comemorou o sucesso da noite e o envolvimento da comunidade. “Trazer o Carnaval para cá, o povo como espectador, nos enche de orgulho e mostra o potencial e a força que a nossa cultura tem. Hoje, para mim, foi o pontapé inicial”, afirmou Joel.
O presidente destacou ainda o alinhamento entre a Liga, a prefeitura e o governo do Estado para garantir os recursos com antecedência. A expectativa é que o convênio com a administração municipal seja assinado até outubro, bem antes do prazo do ano anterior.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), esteve presente no evento e reforçou o apoio da prefeitura às escolas. “Tenho convicção que o próximo Carnaval será o melhor das nossas vidas”, disse ele, ao anunciar que o repasse financeiro para as agremiações será feito em duas parcelas: uma em outubro e outra no início de 2026.
Já o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi, destacou a importância da antecipação e da organização do evento. “Cada passo que antecipamos mostra a organização do Carnaval. O objetivo é apresentar um espetáculo cada vez melhor para a população”, afirmou.
Com organização e planejamento, o Carnaval de Florianópolis caminha para ser um dos maiores do país. A Passarela Nego Quirido será mais uma vez o palco da diversidade, do brilho e da emoção que só o samba pode proporcionar. Que comecem os preparativos!