logo-branco.png

9 de setembro de 2024

Pássaros apreendidos em Rio dos Cedros são soltos pela Polícia Ambiental de Blumenau

Cinco dos sete pássaros apreendidos pela Polícia Militar em Rio dos Cedros, na quinta-feira, dia 1° de agosto, já foram soltos pela Polícia Ambiental de Blumenau. Os animais foram descobertos quando policiais militares realizavam rondas no Centro do município e abordaram um veículo. Durante a vistoria, constataram que o casal que estava no carro, transportava animais silvestres sem permissão.

No automóvel havia quatro gaiolas com sete aves, dois canários da terra, que tinham anilhas, um trinca ferro e quatro coleirinhas, sem anilhas. O homem, de 32 anos, que dirigia o automóvel abordado, informou que comprou os animais no município, mas não revelou de quem as adquiriu, assim como não apresentou as devidas licenças.


A guarnição policial realizou a lavratura de termo circunstanciado com base no artigo 29, parágrafo 1°, inciso III da lei 9.605/1998, por estarem no carro, ou seja, em cativeiro, espécies de pássaros da fauna silvestre brasileira sem autorização, ou licença do órgão ambiental competente. Também foi encontrado no interior do carro cerca de 1,9 gramas de substância análoga à maconha.


Conforme esclareceu a Polícia Ambiental de Blumenau, os animais passam por avaliação técnica, e caso apresentem condições, estejam saudáveis, são devolvidos à natureza, o que ocorreu com os que não portavam anilhas. As outras duas aves, encontradas no automóvel, mas que estavam anilhadas, foram encaminhadas para o Hospital Escola Veterinário da FURB (Universidade Regional de Blumenau) para serem avaliados mais detalhadamente.

Caso os animais estejam em boas condições de saúde também retornarão à natureza. Mas se os animais apresentarem algum problema, serão levados ao CETAS (Centros de Triagem de Animais Silvestres), colocados em viveiros, junto com outros animais e serão observados e tratados, até que possam ser soltos.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing