Paulo Guedes fecha COMAC-SC com apelo por mais recursos a estados e municípios

“O país é rico, temos recursos. O dinheiro tinha que estar com os estados e municípios”, afirmou o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (4), no encerramento do Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC), promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Guedes destacou a importância da descentralização da renda e da autonomia local para promover o desenvolvimento regional.

Durante sua fala, o ex-ministro da economia foi ouvido com silêncio no ExpoCentro. Gestores filtravam calmamente cada um dos ensinamentos do economista, em evento que recebeu mais de cinco mil pessoas durante os três dias. Paulo Guedes deu um panorama econômico reiterando que em sua gestão sustentava, durante reuniões internacionais, a importância econômica do Brasil.

“Eu sempre dizia ‘o Brasil está aqui, o Brasil é amigo’.” E seguiu afirmando: “Temos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo, e onde podemos achar proteína para tudo isso? No Brasil. Onde podemos achar energia sem desmatar a floresta amazônica? No Brasil. Eu sempre defendi, o Brasil está aqui”, salientou.

Presença de deputados

Antes da palestra de encerramento do evento, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, recebeu parlamentares para discutir ações para o futuro de Santa Catarina. O presidente ressaltou a importância do fortalecimento do municipalismo, afirmando que é importante que o municipalismo e a Assembleia Legislativa devem estar integrados. Os deputados estaduais Luciane Carminatti, Marquito, Mário Motta, Antídio Lunelli, Maurício Peixer, a deputada federal Caroline de Toni e o senador Esperidião Amin estiveram presentes.

Isenção de Imposto de Renda

Uma das pautas da reunião foi o projeto de lei 1087/25, que prevê a isenção do imposto de renda para salários de até R$5 mil a partir de 2026. Topázio afirmou que a isenção é muito bem-vinda, porém, a conta não pode sobrar para os municípios. Neste sentido, a deputada federal Caroline de Toni destacou que apresentou uma emenda ao texto para garantir apoio da União aos municípios.

Juliana Pavan anuncia Projeto de Lei

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, aproveitou a oportunidade para anunciar o envio de um projeto, à Câmara de Vereadores do município, que moderniza a legislação municipal. A proposta busca desburocratizar setores da cidade, implantando o sistema autodeclaratório de licenciamento urbanístico e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Segundo ela, a iniciativa cria condições para que a iniciativa privada possa investir e gerar novas oportunidades para o município.

Lançamento do Comac 2026

Durante a solenidade, a FECAM lançou oficialmente a próxima edição do Congresso. O COMAC-SC 2026 já tem data marcada: dias 5, 6 e 7 de novembro, novamente reunindo lideranças e gestores municipais para debater o fortalecimento do municipalismo catarinense.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit