No terceiro ano do mandato do presidente Lula (PT) caberá a um deputado federal petista a interlocução da bancada catarinense com o governador federal. Na noite desta terça-feira, Pedro Uczai (PT) foi escolhido, por aclamação, como novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.

A vaga cabia ao PT pelo acordo de rodízio entre as principais bancadas eleitas em 2022. No primeiro ano da legislatura, em 2023, o coordenadora foi a deputada federal Caroline de Toni (PL), enquanto a função coube ao deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) ao longo de 2024.
A confirmação Uczai veio só agora agora pela indefinição interna sobre se a vaga caberia a ele ou à deputada federal Ana Paula Lima (PT). A bancada não queria que a disputa fosse definida em votação. Ao final da reunião, Pedro Uczai agradeceu a confiança dos colegas.
“Em primeiro lugar, quero agradecer o voto de confiança da bancada catarinense para que eu possa coordenar o Fórum Parlamentar Catarinense nesta ano. Vamos continuar defendendo Santa Catarina na pauta legislativa aqui no Congresso Nacional e também na relação com o governo federal. Vamos buscar recursos e políticas públicas para continuar desemvolvendo Santa Catarina nessa parceria do governo federal e do parlamento brasileiro com o povo catarinense”, disse o petista.
Encerrando sua passagem pela coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, Valdir Cobalchini avaliou a experiência.
“Conseguimos fazer no Fórum Parlamentar Catarinense uma trincheira em defesa de Santa Catarina. Tínhamos um único partido, o nosso Estado. E tivemos grandes avanços, principalmente no setor de infraestrutura. Espero que continuemos com esse mesmo espírito em defesa do nosso Estado”, disse o emedebista.