Pedro Uczai recebe título de Grande Oficial e Cancellier tem homenagem póstuma

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, concederam ao deputado federal e professor Pedro Uczai a insígnia de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma das mais altas distinções do Estado brasileiro. A honraria reconhece personalidades que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento da educação no país.

Professor há 30 anos, Uczai destacou o orgulho de representar Santa Catarina e de ter atuado diretamente na ampliação do acesso ao ensino superior no estado. Como deputado estadual foi autor do Artigo 170, política pública que já garantiu mais de 570 mil bolsas de estudo para jovens catarinenses, transformando vidas e democratizando o ensino superior.

No cenário nacional, o deputado também se destacou como relator do Programa Pé-de-Meia, iniciativa que assegura apoio financeiro a mais de 4 milhões de estudantes do ensino médio, garantindo permanência escolar, melhores condições de aprendizagem e incentivo ao acesso ao ensino superior. Atualmente, integra a Comissão Especial encarregada de construir o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá as metas estratégicas para a educação brasileira na próxima década.

Ao receber o título, Uczai destacou que divide a honraria “com cada um que acredita na educação como caminho para transformar vidas”. Ele ressaltou o orgulho de ser professor, de ser educador e de dedicar sua trajetória à luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, bem como uma educação que valoriza os professores, garante estrutura adequada para ensinar e aprender e coloca estudantes e educadores no centro das políticas públicas. “A educação é a causa da minha vida”, afirmou.

“Seguimos com ainda mais responsabilidade para transformar vidas, ampliar oportunidades e fortalecer a educação pública no Brasil”, concluiu o deputado após a cerimônia, que reuniu autoridades, lideranças acadêmicas e membros do Conselho da Ordem.

A solenidade prestou ainda uma homenagem significativa ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier, que foi condecorado postumamente com o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Educativo. O reconhecimento celebra sua trajetória marcada pela defesa da universidade pública, da autonomia acadêmica e do compromisso com a educação superior catarinense e brasileira.

A homenagem acontece oito anos após a Operação “Ouvidos Moucos”, de 2017, que levou à prisão de Cancellier e ao seu posterior suicídio. Em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou o processo relacionado à operação e concluiu pela inocência do ex-reitor.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit