Penitenciária de Florianópolis completa 95 anos na expectativa da desativação

Em meio à promessa de desativação feita pelo governador Jorginho Mello (PL), o prédio da penitenciária que deu origem ao Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis, completou 95 anos no último domingo, dia 21 de setembro. Criada em 1930, à época como Penitenciária da Pedra Grande, a instalação é um marco na história catarinense.

Inaugurado em 1930 como Penitenciária da Pedra Grande, Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis, completou 95 anos

Mais do que um espaço físico, representa parte da trajetória da segurança pública e da evolução do sistema prisional catarinense ao longo de quase um século. Entre seus muros, não estão apenas grades: está guardada a memória viva de uma época que ajudou a moldar a história de Santa Catarina.

O prédio original da penitenciária, aniversariante, é tombado – o que vai garantir que a memória permaneça após a prometida desativação do Complexo Prisional. O governador Jorginho Mello promete demolir ainda neste mandato a construção que abriga atualmente o Hospital de Custódia, cujo encerramento das atividades foi determinado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Nos planos do governador, está a transformação da estrutura na Cidade da Cultural. O sonho de Jorginho é instalar no local uma estátua de Santa Catarina. Enquanto isso, fica o registro histórico dos 95 anos da antiga Penitenciária Pedra Grande nas fotos a seguir, cedidas pela Secretaria do Estado de Justiça e Reintegração.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit