Ao final do primeiro ano do governo Lula (PT), o índice de governismo dos deputados federais e senadores foi medido pelo projeto Radar do Congresso, do site Congresso em Foco. O instrumento mostra a bancada catarinense com forte peso oposicionista, mas aponta alguma aderência aos projetos petistas dos parlamentares de partidos que tem representantes na Esplanada dos Ministérios – especialmente o MDB.
Pela bancada catarinense, no Senado, Ivete da Silveira (MDB) contabiliza 87% de aderência com as propostas governistas – para fins de comparação, Esperidião Amin (PP) tem 50% e Jorge Seif (PL), apesar de incumbido do papel de ser a antítese petista na Casa, aparece com 39%. O cálculo foi feito a partir do alinhamento dos parlamentares em 50 votações e atualizado no dia 26 de dezembro.
Na Câmara, a base é menor. Com a análise de 403 votações, a parlamentar que figura em primeiro lugar no índice é Ana Paula Lima (PT), com 98%. Pedro Uczai (PT), com 96%, é o segundo. Completando a lista, Darci de Matos (PSD) votou com o governo em 93% das ocasiões – enquanto Cobalchini e Chiodini, ambos do MDB, o fizeram por 84% cada.
Pouco abaixo dos medidores, mas ainda perto o bastante, está o deputado Ismael (PSD), que teve 74% de aderência; e Fábio Schiochet (União), com 62%.
Contrariando manchetes, o deputado Jorge Goetten (PL) figura com 35%; Geovânia de Sá (PSDB) com 38% e Rafael Pezenti (MDB) com 32%.
Longe da órbita, os parlamentares do PL – maioria dos catarinenses em Brasília. Todos igualmente vocais antipetistas, demonstram isso nas votações. Caroline de Toni (PL) puxa a fila com 16% de votações com o governo; seguida por Gilson Marques (Novo) e Júlia Zanatta (PL) com 18%, Zé Trovão (PL) com 19%, Daniel Freitas (PL) com 21% e Daniela Reinehr (PL) com 26%.
Confira a lista completa
Senado
Ivete da Silveira (MDB) – 87%
Esperidião Amin (PP) – 50%
Jorge Seif (PL) – 39%
Câmara
Ana Paula Lima (PT) – 98%
Pedro Uczai (PT) – 96%
Darci de Matos (PSD) – 93%
Cobalchini (MBD) – 84%
Chiodini (MDB) – 83%
Ismael (PSD) – 74%
Fábio Schiochet (União) – 62%
Geovânia de Sá (PSDB) – 38%
Jorge Goetten (PL) – 35%
Rafael Pezenti (MDB) – 32%
Daniela Reinehr (PL) – 26%
Daniel Freitas (PL) – 21%
Zé Trovão (PL) – 19%
Júlia Zanatta (PL) – 18%
Gilson Marques (Novo) – 18%
Caroline de Toni (PL) – 16%
Foto: Cléber Medeiros/Senado Federal