A nova rodada de pesquisas da Neokemp em parceria com a Gazeta do Povo trouxe cenários de primeiro turno para a disputa presidencial entre os catarinenses. É a primeira vez que o instituto apresenta cenários sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou algum familiar na disputa.

Nesse contexto, a pesquisa mostra o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o mais consistente entre os catarinenses entre as opções colocadas para enfrentar o presidente Lula (PT) em 2026. O Neokemp apresentou um cenário com ele e outro com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Em ambos, o oposicionista fica à frente – mas o pessedista em empate técnico com Lula.
O Neokemp entrevistou 1.008 pessoas em 90 cidades entre os dias 10 e 11 de novembro de 2025. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais – para cima ou para baixo – e o nível de confiança é de 95%.
Leia também:
Pesquisa Neokemp – Jorginho mantém liderança estável, mas cenário com Adriano Silva ameaça vitória em primeiro turno
Pesquisa Neokemp – Caroline de Toni ultrapassa Carlos Bolsonaro na corrida pelo Senado; Amin e Décio se aproximam
Cenário com Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas – 39,5%
Lula – 27,2%
Romeu Zema – 7,8%
Ronaldo Caiado – 4,4%
Não sabe – 11,5%
Branco e nulo – 9,5%
Análise
Sem Bolsonaros na pesquisa, o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) desponta como herdeiro natural do voto do ex-presidente Jair Bolsonaro entre os catarinense. No entanto, está longe do desempenho do líder do PL, que fez 62,2% dos votos no primeiro turno de 2022. Os oposicionistas, somados, chegam a 51,7%.
Por sua vez, Lula parte praticamente da votação que alcançou naquele primeiro turno, quando fez 29,5%. Como Santa Catarina é um dos bastiões do eleitorado antipetista, o desempenho surpreende. O desafio dos petistas locais continua sendo a histórica dificuldade de repercutir a votação de Lula nas disputas estaduais – Décio Lima, duas vezes candidato a governador, não chega a 20% nas simulações para governo e senado (voto único).
Cenario com Ratinho Junior
Ratinho Junior – 32,5%
Lula – 27,4%
Romeu Zema – 13%
Ronaldo Caiado – 7,7%
Não sabe – 9,4%
Branco e nulo – 10,2%
Análise
Apesar da proximidade geográfica, o governador paranaense Ratinho Junior (PSD) enfrenta mais desafios que Tarcísio de Freitas quando colocado como principal opção ao eleitor bolsonarista. Ele também lidera, mas em situação de empate técnico com o presidente Lula (PT).
Com ele no cenário, os governadores Romeu Zema (Novo, de Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (União Brasil, de Goiás, melhoram suas performances em relação ao cenário com Tarcísio para além da margem de erro. Zema praticamente dobra o percentual.
Lula praticamente mantém o mesmo percentual, mas com um dado interessante no corte regional: ele ficaria em primeiro lugar na Grande Florianópolis, com 32,6% contra 24,4% de Ratinho Junior.






