Depois de um embate polarizado ano passado, quando Orvino Coelho de Ávila (PSD) derrotou Adeliana Dal Pont (PL) na disputa pela prefeitura de São José, PSD e PL acertaram os ponteiros no quarto maior colégio eleitoral do Estado. Na noite desta segunda-feira, Orvino e o vice-presidente do PL-SC, Bruno Mello, acertaram a adesão dos quatro vereadores do partido na base governista e a indicação de um deles, o vereador Clonny Capistrano, para uma vaga no secretariado ainda a ser definida.

O acordo político costurado pelo prefeito e pelo filho do governador Jorginho Mello (PL) envolve também o vice-prefeito Michel Schlemper (MDB), que é pré-candidato a deputado estadual e não terá adversários do PL na cidade. Atual secretária estadual de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont já havia decidido não concorrer ano que vem – em 2022, ela foi a candidata a deputada estadual mais votada em São José, pelo PSD, mas não conquistou a cadeira.
O acerto entre Orvino e o PL traz mais uma liderança de peso do PSD para a órbita do projeto de reeleição do governador Jorginho Mello, da qual faz parte o prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis – defensor de que os pessedistas componham com o PL nas eleições do ano que vem.
O governador tem feito gestos para outros prefeitos do PSD, como Juliana Pavan (Balneário Camboriú) e Vaguinho Espíndola (Criciúma). Ambos também enfrentaram duras disputas com o PL nas eleições municipais e integram o grupo que apoia a pré-candidatura ao governo do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).