O título acima mostra a triste situação de um aspecto da cidade: o desleixo de várias gestões públicas, pelo menos ao longo das três décadas recentes em relação ao cuidado básico para com um mínimo de conforto e de cidadania para a população. Especialmente a que mora em bairros periféricos em diferentes regiões do município.
Números oficiais divulgados pela prefeitura de Joinville no documento “Joinville em Dados 2024” não deixam dúvidas. Do total de 1,8 milhão de quilômetros de vias, 600 quilômetros não oferecem nenhum tipo de pavimentação. Significa que em um terço das ruas, vielas, avenidas, as pessoas precisam, obrigatoriamente, sofrer com pó ou com a lama, dependendo do clima.
Evidentemente, isso não faz nenhum sentido. Afinal, as tecnologias para colocação de asfalto vem desde o século passado. Há pelo menos 40 anos! Neste quesito, absolutamente básico em qualquer latitude, onde estamos? Em que período histórico Joinville se situa neste aspecto?
A expansão da frota de veículos na cidade, vai aumentar, ano a ano. Atualmente, em Joinville há 466.435 veículos. Do total, 288.966 são automóveis. Mais carros, motos etc vão continuar rodando junto ao pó ou em cima da lama.