Em sessão realizada nesta terça-feira (17), em Florianópolis, o Conselho Universitário aprovou a mudança do nome do campus da UFSC. Por 33 votos a 21, será retirada a homenagem ao ex-reitor João David Ferreira Lima, recomendação baseada no relatório final da Comissão Memória e Verdade da instituição.
O documento apontou que o ex-reitor teria “contribuído com informações aos órgãos de repressão, resultando em perseguições a professores, estudantes e servidores durante a ditadura militar”, de acordo com informações da Agecom (Agência de Comunicação da UFSC). O resultado é contestado com veemência pela família Ferreira Lima.
“Hoje é um dia de luto para Florianópolis e para os verdadeiros florianopolitanos, aqui nascidos ou não: em nome das 45 entidades da comunidade catarinense que integram o Movimento Floripa Sustentável, só temos a lamentar profundamente a decisão tomada pelo Conselho Universitário de retirar o nome do professor João David Ferreira Lima do Campus da UFSC, o qual ele próprio liderou a criação e fundação”, afirmou o coordenador do Movimento Floripa Sustentável.
De acordo com ele, foi “uma decisão tomada à base da força, do impedimento do amplo direito de defesa, em que os argumentos foram os que menos interessaram a uma base ideológica e radical, à qual aderiu a própria reitoria”.